Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

QUEIMADA ARMAMAR PORTUGAL - Page 5

  • REFORMADOS E BEM PAGOS

    (Continua a pouca-vergonha dos reformados milionários do Estado que acumulam pensões com salários privados. Pensões de que beneficiaram, sem terem tempo de serviço capaz nem carreira contributiva que justifique os montantes pagos pela Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social.
    Para quando a fixação universal – para todos sem exceção – da idade de reforma? Para quando o estabelecimento de pensões unificadas com um teto máximo pago pelo Estado? Para quando a cessação automática da pensão, caso se opte por continuar na vida ativa?
    Infelizmente, para o dia de S. Nunca. Pois se os maus exemplos vêm do topo da hierarquia do Estado!)

    foto

    Este é dos assuntos que não me agrada nada trazer à baila, porque sou obrigado a nomear as duas principais figuras da nossa hierarquia de Estado. Mas há que o fazer.
    Trata-se da pouca-vergonha dos “reformados de ouro” deste país, que continuam na vida ativa a acumular reformas.
    O assunto ganhou maior acuidade, com a nomeação de certos senhores e senhoras, para o tal Conselho de Supervisão da EDP, a começar pelo Dr. Catroga. Independentemente que é óbvia esta nomeação como paga pelos seus “prestimosos” serviços ao Governo no acordo com a Troika, o caso Catroga é o seguinte:
    o Dr. Catroga está aposentado com 10.000 euros mensais da Caixa Geral de Aposentações, mas afinal continua a trabalhar e a desempenhar altos cargos. E vai acumular porque os dois cargos, depois da privatização da EDP, não são legalmente incompatíveis para que não possa acumular a reforma com o vencimento de 50.000 mensais que vai usufruir.
    Do mesmo modo, o Dr. Paulo Teixeira Pinto, que se reformou aos 46 anos do BCP, com uma indemnização de 3 milhões de Euros à cabeça, e uma reforma mensal de cerca de 35.000 Euros, e que ainda por cima se reformou por invalidez (!!!!!), também parece que, para o cargo no tal Conselho, já não é “inválido”, e vai acumular à reforma mais uns milhares de Euros.
    E andamos nisto!
    A bandalheira em que caiu a vida publica portuguesa, é revoltante. Estes casos são o pão-nosso de cada dia. Citei estes por serem só os mais recentes.
    Ainda não sei porque carga de água o regime de aposentadoria não é universal em Portugal. Pois se a maioria dos portugueses não se pode reformar antes dos 65 anos, porque é que os políticos o podem fazer quando querem?
    Porque não se estabelece os 65 anos para todos, e até lá não há reforma para ninguém? E porque, chegados aos 65, não se fazem as contas e se estabelece uma pensão unificada, com um plafond máximo? Na Suíça, por exemplo, o máximo que o Estado paga de reforma a quem tiver direito a ela, é de 1.700 Euros)!
    E porque é que, chegados ao 65 anos, e caso se pretenda continuar a trabalhar, não cessa automaticamente o processamento da reforma?
    Ou um indivíduo se reforma, ou não! Porque é que esta gente há de andar a acumular, reforma aqui, reforma ali, e ir juntando tudo no mesmo saco?
    Porquê estes regimes de exceção, e porque é que o “justiceiro” Passos Coelho (assim o entendemos durante a campanha eleitoral), não mete mãos à massa e põe fim a esta roubalheira?
    Afinal, será que há portugueses de primeira, e outros de segunda e terceira?
    É que nem tenham dúvidas!
    Mas tudo isto poderia ser menos triste, se os exemplos que vêm de cima fossem bons exemplos. Mas não são. Querem ver?
    As duas principais figuras da hierarquia do Estado, o Senhor Presidente da República e a Presidente da Assembleia da República, são péssimos exemplos, quer da acumulação de reformas, quer da junção da reforma com outro vencimento.
    O Professor Cavaco Silva, acumula duas pensões, como professor catedrático e do Banco de Portugal, num total de 10.000 Euros / mês, à qual juntou 7.400 Euros da Presidência da República, até que uma lei recente o obrigou a optar por um dos vencimentos, tendo optado pelo maior, evidentemente.
    Do mesmo modo, Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República, reformou-se aos 42 anos (!!!!!!) com 2.300 Euros, que acumulou com 8.200 Euros da Assembleia (vencimento + ajudas de custo), até à mesma altura em que foi obrigada a optar, tendo optado, também, pelo maior.
    A estes maus exemplos, juntam-se as subvenções vitalícias de políticos (subvenções? Vitalícias?) e as reformas com poucos anos de serviço em empresas e instituições públicas sem carreira contributiva que justifique os montantes que recebem.
    É com isto que temos de acabar, a bem da sanidade da nossa vida pública.
    Enquanto se mantiver esta lei que faz dos políticos e seus afins, uma classe que usufrui de regalias que não estão ao alcance dos restantes cidadãos, não existe democracia mas sim o seu aproveitamento por alguns.
    Estamos fartos destes escândalos! Quem manda tem que tomar consciência de que um país não se pode reconstruir com estas desigualdades que nascem no seio do próprio aparelho de Estado.
    Ou se está reformado, ou não. Se querem continuar na vida ativa, continuem. Mas a reforma só aos 65, e se resolverem afastar-se de vez. Mas aqui, coloca-se a questão de que, para muitos, a pensão é muito superior ao vencimento. Outra nódoa no sistema. Porque há reformados “dourados” que estão a enriquecer com as pensões que o Estado lhes paga!

    Por Francisco Gouveia, Eng.º
    (o autor escreve segundo as normas do novo A.O.)
    gouveiafrancisco@hotmail.com

    fonte:dodouro

  • faleceu

    Mais um filho da terra que faleceu, o Sr  JOAQUIM TEIXEIRA IGREJA,MAIS CONHECIDO POR FERROVIARIO

    o funeral realiza-se dia 4/12/2011

    para todos os familiares e amigos,os mais sinceros sentimentos de pesar.

    obrigado ao avelino pelo envio da noticia

  • Miss & Mister Portugal Suiça-FINALISTA DE QUEIMADA

    SUGESTAO DE FIM DE SEMANA,KELLY OLIVEIRA DE SIERRE NA SUIçA MAS DESCENDENTE DE QUEIMADA 

    FAZ PARTE DAS FINALISTAS DO CONCURSO MISS PORTUGAL SUIçA

    EM NOME DESTA PAGINA AQUI FICAM OS VOTOS DE BOA SORTE

    E FELICIDADES.

    320893_241918635872033_100001616942744_704543_2145535194_n.jpg

    GRANDE FINAL MISS & MISTER PORTUGAL SUICA 2011
    Sábado 26 Novembro 2011 em Neuchatel
    Teatro DU PASSAGE - NE
    Abertura das portas 19.30h

  • APAGAO EM QUEIMADA por:PADRE LEONTINO ALVES

    VELA-ACESA-001-660x1024.jpgQual não foi o meu espanto quando já à mais de um mês cheguei ao Lar de Idosos e vi a iluminação exterior apagada. Fui averiguar e conclusão, era preciso fazer poupança; dizem os responsáveis (Câmara)Hoje quando saí à rua nem queria acreditar toda a freguesia, esta sem luz. Que escuridão; até mete medo. Como habitante e cidadão deste concelho; estou muito triste com os nossos governantes locais nunca pensei que chegássemos a esta situação de descalabro financeiro ao ponto de termos de ficar às escuras. E agora como ficam os serviços na nossa Instituição. Servimos mais de 87 utentes com actividade 24 horas; logo pela noite dentro. Com esta escuridão, se alguém for roubado, ou se magoar por falta de iluminação, de quem é a responsabilidade?Tenho 40 anos nunca na minha vida vi semelhante situação. Algo vai mal. Aqui fica a minha preocupação a minha consternação e tristeza pelo acontecido. Esta chamada de atenção é para que  depois não digam que ninguém disse nada. O povo não tem direito à iluminação pública durante a noite? Nós não pagamos imposto na factura da luz todos os meses para termos a luz de noite?Não seria melhor atacar as lacunas e apagar só as lâmpadas onde se revelem desnecessária? Claro é mais fácil apagar tudo. Que situação esta…abraço para todos

  • lista freguesias a desaparecer no programa do governo.(regiao douro)

    Governo vai cortar 1000 a 1500 freguesias

    No prazo de um ano 1.000 a 1.500 freguesias vão desaparecer. A intenção está inscrita no memorando de entendimento com a troika e no programa de Governo. Fora dos planos do Executivo fica, para já, a redução de municípios.

    Concelho de Armamar:
    Coura
    Folgosa
    Fontelo
    Goujoim
    Queimadela
    Santa Cruz
    Santiago
    Santo Adrião
    Aricera

    Concelho da Régua:
    Covelinhas
    Mouramorta
    Vilarinho dos Freires
    Vinhós

    Concelho de Mesão Frio:
    Cidadelhe
    Oliveira

    Concelho de Santa Marta:
    Fornelos
    Medrões


    Concelho de Lamego:
    Almacave
    Avões
    Bigorne
    Britiande
    Cambres
    Cepões
    Ferreirim
    Ferreiros de Avões
    Figueira
    Lalim
    Lazarim
    Magueija
    Meijinhos
    Melcões
    Parada do Bispo
    Penajóia
    Penude
    Pretarouca
    Samodães
    Sande
    Lamego (Sé)
    Valdigem
    Várzea de Abrunhais
    Rei

    Concelho de Tabuaço:
    Adorigo
    Arcos
    Chavães
    Desejosa
    Granja do Tedo
    Granjinha
    Longa
    Paradela
    Pereiro
    Pinheiros
    Santa Leocádia
    Távora
    Vale de Figueira
    Valença do Douro
    Concelho de Alijó:
    Amieiro
    Casal de Loivos
    Cotas
    Pinhão
    Pópulo
    Ribalonga
    Sanfins do Douro
    Vale de Mendiz
    Vilarinho de Cotas

    Concelho de Boticas:
    Ardãos
    Cerdedo
    Codessoso
    Covas de Barroso
    Curros
    Fiães do Tâmega
    S. Salvador de Viveiro
    Vilar

    Concelho de Sabrosa:
    Covas do Douro
    Gouvães do Douro
    Gouvinhas
    Parada do Pinhão
    Paradela de Guiães
    Provesende
    São Cristóvão do Douro
    Ribapinhão
    Souto Maior
    Torre do Pinhão

    Concelho de Resende:
    Barrô
    Feirão
    Felgueiras
    Freigil
    Miomães
    Ovadas
    Panchorra
    São Cipriano
    São Martinho de Mouros
    São Romão de Aregos

    Concelho de S. João da Pesqueira:
    Castanheiro do Sul
    Espinhosa
    Nagozelo do Douro
    Pereiros
    Soutelo do Douro
    Vale de Figueira
    Valongo dos Azeites
    Várzea de Trevões
    Vilarouco
    Concelho de Tarouca:
    Gouviães
    Granja Nova
    Salzedas
    Ucanha
    Várzea da Serra
    Vila Chá da Beira

    Concelho de Alfândega da Fé:
    Agrabom;
    Cerejais;
    Eucisia
    Ferradosa;
    Gebelim;
    Gouveia
    Parada;
    Pombal;
    Saldonha
    Sendim da Ribeira;
    Sendim da Serra;
    Soeima;
    Vale Pereiro
    Vales;
    Vilar Chão
    Vilarelhos
    Vilares de Vilariça

    Concelho de Carrazeda de Ansiães
    Beira Grande
    Fonte Longa
    Lavandeira;
    Mogo de Malta
    Parambos;
    Pereiros;
    Pinhal do Norte;
    Ribalonga;
    Seixo de Ansiães;
    Selores
    Zedes

    Concelho Vila Nova de Foz Côa:
    Castelo Melhor;
    Chãs;
    Horta;
    Mós
    Murça;
    Numão;
    Santa Comba
    Santos Amaro;
    Sebadelhe
    Touça

    Concelho de Baião:
    S. Tomé de Covelas;
    Frende;
    Grilo;
    Loivos do Monte;
    Loivos da Ribeira;
    Mesquinhata;
    Ribadouro
    Baião (Santa Leucádia)
    Teixeiró
    Tresoura

  • HOMENAGEM A TODOS OS QUE NOS DEIXARAM........

    O Dia dos Fiéis Defuntos (português europeu) ou Dia de Finados (português brasileiro), conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

    Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

  • Douro: Vitivinicultores perderam 60 por cento do rendimento em 15 anos

    Os vitivinicultores do Douro perderam 60 por cento do seu rendimento nos últimos 15 anos, por causa da redução na produção de vinho do Porto e do aumento dos custos de produção.

    Para analisar a situação dos pequenos e médios produtores de vinho da mais antiga região demarcada do mundo, a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) convocou um plenário para o dia 06 de Novembro, na Régua.

    Manuel Figueiredo, vitivinicultor na Folgosa, concelho de Armamar, garantiu, em conferência de imprensa, que vai marcar presença no plenário porque diz que é preciso alertar para a «grave situação» dos agricultores durienses.

    Tão grave que, segundo salientou, este ano teve que ir trabalhar durante dois meses numa adega na Córsega, França, para fazer dinheiro para vindimar os sete hectares de vinha, de onde diz que tira cada vez menos rendimento.

    Manuel Figueiredo já teve direito a 17 pipas de benefício, quantidade de mosto que cada um pode destinar à produção de vinho do Porto, número que baixou para as oito pipas este ano. Ao mesmo tempo, acrescentou, os custos de produção, desde os combustíveis até aos tratamentos fitossanitários, sabem cada vez mais.

    De acordo com Berta Santos, dirigente da AVIDOURO, os vitivinicultores do Douro perderam 60 por cento do seu rendimento nos últimos 15 anos. Em 10 anos, o benefício foi reduzido em 45 por cento, de 145 mil pipas em 2001 para as 85 mil em 2011.

    Nesta década, o vinho do Porto perdeu 12 milhões de garrafas, correspondendo a uma perda de valor de 37 milhões de euros. A agravar a situação está também a quebra «acentuada» dos preços praticados: em 2001, o preço médio pago à produção foi de 1.106 euros e em 2010 rondou, segundo Berta Santos, os 800 euros.

    O benefício é uma das principais fontes de receita dos produtores durienses. Agora, depois de concluídas as vindimas e de lavados os cestos das vindimas, os vitivinicultores voltam a juntar-se porque «nada mudou». «Para já, o que estamos a assistir é a um não aumento do preço das uvas, bem pelo contrário, há situações em que estes foram mesmo reduzidos», salientou.

    Berta Santos salientou que os lavradores durienses exigem ao Governo «garantias de escoamento e melhores preços», «o controlo do comércio das aguardentes» e ao «aumento do benefício para os pequenos e médios vitivinicultores» e a «criação de uma linha de crédito bonificado a longo prazo».

    Em análise no plenário vão estar ainda as medidas previstas no Orçamento de Estado para 2012. Os vitivinicultores prometem novas formas de luta, que podem passar por mais manifestações a realizar no Douro ou mesmo em Lisboa.

    Entre Julho e Agosto, os produtores manifestaram-se duas vezes, na cidade de Peso da Régua, em luta contra a redução de benefício e em defesa do aumento do preço das uvas pagas ao lavrador.

    Entre Setembro e Outubro, as preocupações voltaram-se para a vindima, este ano também marcada por uma redução na produção muito por causa do clima irregular e das doenças e pragas que afectaram a vinha.

    Fonte: Lusa

  • PEDIDO DE UM DISTANTE VISITANTE

    Arlindo Cardoso Pereira Saí de minha querida saudosa Queimada no ano de 1950. Gostaria de ver publicada fotos das diversas ruas dessa aldeia, ou seja, fotos desde a quinta do Joaquim, sua esposa Malafaia e sua filha Belinha,passando pelo centro antigo, pela casa da Herminia, pelos espaços onde se lavavam roupas antigamente. Tudo isso para matar a saudade e reviver o anos 40 quando aí eu morava. Hoje moro no Brasil. Obrigado, façam isso não sómente por mim más para centenas e centenas de filhos de queimada que hoje vivem por este mundo afora e que não tiveram a oportunidade de retornarem a nossa querida Queimada.

     

    A TODOS OS VISITANTES DESTA PAGINA,

    AQUI FICA UM PEDIDO COMO TANTOS OUTROS QUE TIVEMOS AQUI E QUE POR AGORA

    CONSEGUIMOS SATISFAZER,POR ESTA RAZAO SE ALGUEM CONHECER E TIVER

    NOTICIAS OU FOTOS PARA RESPONDER A ESTE PEDIDO ENVIEM PARA PUBLICAçAO.

    QUANTO AO AMIGO ARLINDO CARDOSO  PEREIRA,GOSTAVA QUE ENVIASSE UM MAIL PARA MIM,

    CSANTOST@MSN.COM

    OU SE PREFERIR FACEBOOK

    CARLOS TEX

    DESDE Jà BEM HAJAM.

    autor editor deste ponto de encontro:carlos tex

  • PATRIMONIO DA TERRA A DESAPARECER,QUEM REAGE?

    BOM DIA A TODOS,

    é COM ALGUMA TRISTEZA QUE VOLTO A ESCREVER ESTAS DUAS LINHAS,ISTO DEPOIS DE MAIS UMA VEZ CONSTATAR QUE DESDE A ULTIMA CHAMADA DE ATENçAO,POUCO OU NADA FOI FEITO PELO PATRIMONIO ANTIGO DA TERRA.

    AS IMAGENS QUE ME FORAM AGORA ENVIADAS POR CONTERRANEOS DE REGRESSO DA TERRA,CONFIRMAN ISSO MESMO.

    QUEIMADA DESDE SEMPRE FOI DOTADA DE DIVERSOS FONTANARIOS ,PONTOS DE AGUA E TANQUES  ESPALHADOS PELA FREGUESIA,ACONTECE QUE MUITOS DELES ESTAO SIMPLESMENTE SEM AGUA,PARTIDOS,ABANDONADOS E VANDALIZADOS.SEM CONTAR COM OS QUE DESPARECERAM.

    SERà QUE OS FILHOS DA TERRA NAO REPARAM NISTO,QUE ESTE PATRIMONIO DEVIA SER RESPEITADO E RECUPERADO.MUITOS DELES COM AZULEJOS QUE RETRATAM A HISTORIA DA ALDEIA.

    FICA AQUI O APELO à JUNTA DE FREGUESIA ,QUEIMADA NAO é SO DA IGREJA PARA CIMA,EMBORA EU SEJA DE OPINIAO QUE A POPULAçAO TAMBEM TEM A SUA PALAVRA A DIZER,POPULAçAO RESIDENTE E NAO RESIDENTE ,CLARO.

    QUE SE FAçA ALGUMA COISA ANTES QUE SEJA TARDE,AOS QUE REPARAM NAS CASAS ANTIGAS EM PEDRA QUE FORAM RECUPERADAS NO CENTRO DA ALDEIA,DEU OUTRA BELEZA QUE A TERRA JA ESTAVA A PERDER,FAçAMOS ALGO PELO PATRIMONIO QUE NOS FOI DEIXADO PELOS ANTIGOS QUE DE CERTEZA NAO ERA ESTE O FIM QUE QUERIAM PARA O QUE TANTO LHES CUSTOU A FAZER NOUTROS TEMPOS.

     

  • PARABENS AO SENHOR HERCULANO IGREJA

    DSC01315.JPGBOM DIA A TODOS VISITANTES DESTA PAGINA,

    EM NOME DESTA PAGINA,QUERIAMOS DAR OS PARABENS AO SENHOR HERCULANO IGREJA QUE FESTEJOU RECENTEMENTE A RESPEITOSA IDADE DE 95 ANOS.TALVEZ SEJA A PESSOA MAIS IDOSA DA TERRA.VOTOS DE MAIORES FELICIDADES E QUE PARA O ANO ESTAREMOS AQUI A FESTEJAR MAIS UMA PRIMAVERA.

     

    foto de serafim santos(verao 2011)

  • PARABENS A TODOS AMIGOS DA TERRA

    Create your own banner at mybannermaker.com!

    AQUI ESTOU MAIS UMA VEZ PARA DAR OS PARABENS

    A TODOS OS VISITANTES DESTE PONTO DE ENCONTRO DOS AMIGOS DA TERRA.

    ULTRAPASSADA A BARRA DOS 100 000 VISITANTES UNICOS

    PARA UMA ALDEIA COMO QUEIMADA é SO POR SI UM FEITO RELEVANTE.

    SAO DIVERSOS OS PONTOS DE VISITA,DE RELEVAR OS MAIS FREQUENTES,SUIçA,FRANçA,

    PORTUGAL E BRASIL,MAS AINDA ARGENTINA,ANGOLA,LUXEMBURGO,ALEMANHA,ESPANHA ENTRE OUTROS.

    QUANTO à PARTICIPAçAO E COMO JA DEVEM TER REPARADO,NAO TEM SIDO DA MELHOR O QUE

    DE DEIXA UM POUCO TRISTE,SABENDO QUE SEMPRE SE PASSA

    ALGO NA TERRA E QUE GOSTAVA DE DAR MAIS INFORMAçOES,

    ESPECIALMENTE PARA OS EMIGRANTES,MAS QUE SE HADE FAZER.........

    COMO DIZ E BEM UM VISITANTE,VEREMOS SE NESTA EPOCA DE FERIAS OS

    EMIGRANTES TERAO NOTICIAS DA TERRA.

    QUANTO A MIM,E COMO AUTOR EDITOR DESTA PAGINA,VOU POR AGORA CONTINUAR

    A FAZER DO MEU MELHOR PARA QUE ESTA PAGINA CONTINUE COM

    A NEUTRALIDADE E FUNCIONALIDADE QUE VEM SENDO A CARTA DE VISITA DESTE

    PONTO DE ENCONTRO,QUE é DE TODOS VOS.

    PARTICIPEM COM NOTICIAS,SUGESTOES,IDEIAS,IMAGENS,ETC.

    DESPEçO-ME COM OS DESEJOS DE BOA VIAGEM E BOAS FERIAS.

    carlos tex:autor editor

     

  • filho da terra é novo reforço desportivo das aves(e ja marca golos)

    queimada,queimada armar,quinaz,desportivo das aves,golo aves guimaraes,reforco aves,equipa avesNOVO REFORçO DO DESPORTIVO DAS AVES PARA A EPOCA 2011/2012 é UM DESCENDENTE DA TERRA,POIS SUA MAE E AVoS SAO VISITANTES DESTA PAGINA E ORIGINARIOS DE QUEIMADA.

    AOS VISITANTES QUE NAO TEM EQUIPA FAVORITA(OU QUEREM MUDAR) APROVEITEM PARA SEGUIR A CARREIRA DE QUINAZ,PODEM DESDE JA VER O FABULOSO GOLO MARCADO AO GUIMARAES EM JOGO DE PRé-EPOCA (clicando em baixo)

    GOLO-GOLO-GOLO

    PARA O QUINAZ EM NOME DESTA PAGINA AS MELHORAS FELICIDADES E DESEJOS DE MUITOS SUCESSOS.

  • Novas portagens nas SCUTS podem controlar a sua velocidade

    scut.jpg

    Pagar as ex-SCUT (autoestradas que não tinham custo para o utilizador) passa a ser também possível com a aquisição de um título pré-pago de utilização livre, sobretudo vocacionado para os condutores de veículos estrangeiros (veiculos não portugueses).

     

    Segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (português) para “prever meios para facilitar” o pagamento das taxas de portagem nas estradas que apenas disponham de um sistema de cobrança eletrónica de portagens, este título tem um pré-pagamento único de 20 euros, “independentemente do número de viagens realizadas e com validade de três dias”, estando disponível para os veículos ligeiros.

     

    Nos termos da alteração hoje publicada – que é já a 3.ª mudança efetuada à portaria inicial, de 14 de junho, que definiu o modelo de utilização do dispositivo eletrónico de matrícula para efeitos de cobrança eletrónica de portagens – é “apenas permitida, no máximo, a aquisição anual de seis títulos pré-pagos” deste tipo.

     

    As alterações hoje publicadas à portaria que regulamentou o pagamento nas ex-SCUT estabelecem ainda novas regras para as empresas de aluguer de veículos sem condutor (‘rent a car’).

     

    Nestes casos, “o valor das taxas de portagem devidas pelos clientes é cobrado por aquelas empresas aos seus clientes”, sendo que “o valor que se encontre disponível para pagamento até ao final do aluguer do veículo deve ser cobrado ao cliente nesse momento”.

     

    Segundo se lê na legislação publicada, “mediante consentimento do cliente, o pagamento do valor das taxas de portagem que não se encontre disponível até ao final do aluguer do veículo pode ser regularizado com base na média diária do valor das taxas de portagem”.

    Os condutores de veículos com matrícula estrangeira que circularem nas SCUT com portagens electrónicas (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto) dispõem de modalidades de pagamento simplificadas sem necessidade de utilizar um dispositivo electrónico, recorrendo apenas à matrícula do veículo.

    A partir de 24 de Dezembro de 2010 estão disponíveis as seguintes modalidades:

    • Pré-carregamento válido por cinco dias úteis
    • Pré-carregamento válido apenas para o percurso de ida e volta para o Aeroporto do Porto (via A28 ou via A41).

    O carregamento mínimo obrigatório para veículos ligeiros é 10€ e para veículos pesados é 20€. Os condutores podem aderir a estas duas novas modalidades já a partir de 24 de Dezembro, através do site dos CTT.

    Para adquirir o Pré-pago de matrícula estrangeira aceda a www.ctt.pt, efetuando o registo.

    O que é uma SCUT? É uma auto-estrada que foi pensada para não ter custos para o utilizador. Porém com estas SCUTS veio a cobrança virtual das portagens, onde não há presença física do portageiro e só pode circular quem tenha sistema electrónico de pagamento colocado no pára brisas. Isto aplica-se a todos os veículos. Com estes pórticos de cobrança, vieram os controles de velocidade automáticos que obrigam a uma atenção redobrada onde existir o sinal (H43): pois a multa é automática e vai direitinho para a casa do automobilista...

    Existem em Portugal  sete auto-estradas que não tinham custo para o utilizador - Norte Litoral, Grande Porto, Costa de Prata, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior. Foram já introduzidas as portagens nas Scut do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata desde o dia 15 de Outubro. As restantes quatro auto-estradas sem custos para o utilizador - Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve - passarão a ser portajadas logo após as eleições. Quando chegara  Portugal os condutores vão encontrar novos sinais de trânsito.

    Novos sinais

    O Decreto Regulamentar n.º 2/2011 publicado no Diário da República em 3 de Março, veio  regulamentar  e criar novos símbolos e sinais de informação relativos à cobrança electrónica de portagens em lanços e sublanços de auto -estradas e  aos radares de controlos de velocidades. Em primeiro lugar, são criados novos sinais destinados a avisarem o utente de que se encontra numa área sujeita à cobrança electrónica de portagens. A introdução de portagens em auto -estradas onde actualmente se encontra instituído o regime «Sem custos para o utilizador» (SCUT) encontra -se prevista, no Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013, para obter a necessária consolidação das contas públicas e assegurar uma maior equidade e justiça social. 
    A introdução das portagens em lanços e sublanços de auto -estrada fica sujeita ao modelo de cobrança electrónica, não existindo, em regra, uma zona delimitada de portagens como a conhecemos actualmente. Nessa medida, importa prestar aos utentes daquelas infra-estruturas rodoviárias informação relativa a esta nova realidade, através de um símbolo adequado e da correspondente sinalização, dando a conhecer que o mesmo se encontra numa zona sujeita a cobrança electrónica de portagens.
    A regulação dos sinais em questão visa a garantia do consumidor para que o mesmo possa saber e conhecer, através da sinalização, que está a entrar numa estrada com portagens ou que se encontra na sua linha de radar. Em segundo lugar, são aprovados novos sinais destinados a avisar o utente de que este se encontra numa área de fiscalização automática de velocidade.
    A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 54/2009, de 26 de Junho, prevê como objectivo o controlo automático da velocidade, através da implementação de um sistema nacional de fiscalização automática da velocidade, (sinal H43)  que tem como desiderato o cumprimento dos limites legais da velocidade e, consequentemente, a redução da sinistralidade rodoviária.  O sistema de fiscalização automática da velocidade, a nível nacional, é inovador.
    Faça-se notar em especial o “Sinal H43” que indica que uma via tem detectores de “velocidade Instantânea” ou seja, o vosso identificador VIA VERDE / DEM serve para dar indicação ao RADAR dos seguintes dados: Matrícula da viatura; velocidade da viatura. A diferença de tempo de passagem entre dois sensores indica ao sistema a velocidade a que transita a viatura. Por exemplo 40 metros entre os dois sensores - o carro passou por eles em 1 segundo, dá144 km/h, ou seja multa imediata.

    Perguntas e Respostas
    Dispositivo é obrigatório para carros de matrícula estrangeira


    Quais são os critérios de pagamento das portagens adoptados pelo Governo?

    Além da “universalidade”, ou seja, o pagamento em todas as portagens (quando apenas estava previsto que só as três do Norte seriam portajadas), o Governo institui um regime transitório para as empresas e os residentes nos concelhos abrangidos pelas Scut que vai vigorar até 30 de Junho de 2012.

    Quais serão os sistemas de pagamento de portagens disponíveis?
    Estão previstas quatro formas de pagamento: através de um dispositivo electrónico de matrícula (DEM), vulgo chip; a Via Verde (nestes dois casos, o pagamento será feito por débito em conta bancária); um pré-pagamento através de um dispositivo electrónico temporário; e o pós-pagamento feito através da identificação do veículo por fotografia. Neste caso, o condutor tem cinco dias para pagar a taxa de portagem nos balcões dos CTT ou na rede de Payshop.

    O DEM é obrigatório e gratuito?
    O dispositivo electrónico de matrícula (DEM)  é obrigatório mas não é gratuito. Para as populações e empresas que decidam requerer os benefícios da discriminação positiva, é obrigatória a aquisição deste chip.

    Como é que os veículos estrangeiros vão pagar estas portagens exclusivamente electrónicas?
    Estes veículos serão obrigados à utilização de um dispositivo electrónico temporário de pagamento, ao qual tem de estar associado um sistema de pagamento automático (cartão de crédito). Em alternativa é ainda previsto um sistema de pré-pagamento, com um pré-carregamento mínimo de 50 euros ou de cem euros, consoante seja ligeiro ou pesado, e pagando uma caução pelo equipamento.

    Como é que o DEM será identificado?
    O dispositivo é um equipamento electrónico que emite um sinal que tem de ser lido por uma antena. O sinal emitido e a sua capacidade de detecção desse sinal têm um alcance meramente local. O DEM é similar à Via Verde e é fixado no pára- -brisas frontal, no interior do veículo.

    Onde pode obter um destes dispositivos?
    O dispositivo é comercializado pelos distribuidores retalhistas autorizados. Entre estes estão as entidades de cobrança de portagens, como a Via Verde Portugal e os CTT. Mas haverá ainda outras entidades que serão autorizadas a vendê-lo.

    O dispositivo pode ser usado em mais do que um veículo?
    Não. O DEN é a matrícula electrónica de um determinado veículo.
    Quem tiver mais do que uma viatura e pretender passar nestas portagens tem de adquirir mais do que um equipamento.

  • festas na regiao

    Dia 3 de Julho: Festa de São Pedro Padroeiro de Queimada do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Jesus.

    Dia 16 de Julho: Passeio Paroquial da Liga de Amigos do Lar de São João Baptista.

    Dias 6 e 7 de Agosto: Festa do Emigrante em Honra de São João Baptista. Organização: Conselhos Económicos da Igreja de Queimada, Queimadela, Tões e São Romão e direcções do Lar e Liga de Amigos de São João Baptista.

    Dia 9 de Agosto: Festa de São Romão Padroeiro de São Romão.

    Dia 10 de Agosto: Festa de São Lourenço em Queimadela.

    Dia 29 de Agosto: Martírio de São João Padroeiro do nosso Lar de Idosos.

    Dia 3 de Setembro: Festa das Colheitas e benção da Maçã e da Montanha.

  • Douro distinguido pela boa cama e boa mesa

     

    foto

    O guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso premeia em 2011 o hotel de luxo Aquapura Douro Valley, em Lamego, com uma “Chave de Ouro” e o restaurante D. O. C. com um “Garfo de Ouro”.
    Este guia, que selecciona a cada ano os melhores hotéis e restaurantes de Portugal, destaca ainda a restauração e hotelaria de excelência do Douro.
    Situado no cais da Folgosa, entre o Pinhão e a Régua, o D. O. C., do chef Rui Paula, é já um marco na gastronomia da região, com reconhecimento internacional.
    Recentemente recebeu o Best of Wine Tourism 2011, um prémio que põe em competição o melhor da oferta turística das regiões vinhateiras a nível internacional.

     

    foto

    Também o Aquapura Douro Valley, na quinta Vale de Abraão, é uma referência de sofisticação e luxo, tanto em Portugal como no estrangeiro. Um dos 55 melhores spas do mundo, segundo o guia Taschen's Favourite SPA, soma vários prémios nacionais e internacionais, incluindo nomeações nos últimos três anos para os World Travel Awards.
    Entre as sugestões para “Boa Cama” em Portugal, está ainda a Quinta do Portal – Casa das Pipas, em Celeirós do Douro, com um armazém de envelhecimento de vinho projectado por Siza Vieira, que lhe valeu o Prémio de Arquitectura do Douro 2010/2011. O guia sugere ainda a Casa das Torres de Oliveira, o CS Solar da Rede e a Pousada em Mesão Frio; a Casa de Gouvães, perto do Pinhão; o Casal Agrícola de Cevêr, em Santa Marta de Penaguião; o Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro; a Quinta do Vallado, que pertenceu à Dona Antónia Adelaide Ferreira, em Peso da Régua; a Quinta das Aveleiras, sobranceira a Torre de Moncorvo; o Hotel Rural da Casa dos Viscondes da Várzea e a Quinta da Pacheca, em Lamego; a Quinta da Barroca, em Armamar e as Casas do Coro em Marialva.

     

    foto

    Depois diz-se que refeições soberbas é o que se pode encontrar no restaurante da Quinta da Pacheca.
    O guia Boa Cama, Boa Mesa 2011 classifica os melhores hotéis e restaurantes de Portugal continental e ilhas, com vista a ajudar os leitores a fazer as escolhas mais acertadas nos momentos de lazer. O Povo acrescenta o Restaurante Torrão, com pratos excecionais desde o cabrito ao bacalhau!
    in:dodouro

  • Escola de Andebol em Armamar

    Foi assinado em Armamar um protocolo entre a Federação Portuguesa de Andebol e a Câmara Municipal local com vista à criação de uma escola de andebol no município.
    O encontro decorreu ás 11 horas da manhã. Estiveram presentes Hernâni Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Henrique Torrinha, Presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu.

    in:dodouro

  • PASCOA DOS EMIGRANTES -MARTIGNY

    queimada,queimada armamar,armamarDecorreu na igreja de Martigny no cantao do Valais a eucaristia de pascoa que contou com inumeros conterraneos de QUEIMADA E QUEIMADELA,entre outros.

    queimada,queimada armamar,armamar

    De salientar a excelente  participaçao do CORO IMACULADA CONCEIçAO C.CATOLICA PORTUGUESA-MARTIGNY,que conta com algumas pessoas da regiao.

    queimada,queimada armamar,armamar

    Durante a celebraçao foi tambem abençoado o novo uniforme do coro,que sera utilizado em todas as futuras actuaçoes.

    queimada,queimada armamar,armamarTodas as fotos serao brevemente disponiveis,para mais informaçoes contactar serafim santos do grupo coral.queimada,queimada armamar,armamar

    Depois da eucaristia procedeu-se ao beijar da cruz e seguiu-se um aperitivo na boa disposiçao.

    DSC_0009 1.jpg

    ----------------------CLICAR NAS FOTOS PARA ZOOM-------------

  • INAUGURAÇÃO DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL

    LAR SÃO JOÃO BAPTISTA UM EVENTO HISTÓRICO 

    inaug_7.JPGNo dia 13 de Abril de 2011, às 11:00h, no distrito de Viseu concelho de Armamar entre as freguesias de Queimada e Queimadela foram inauguradas as instalações do Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário; do Centro Social e Paroquial Lar de S. João Baptista, com a honrosa presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, do governador Civil de Viseu do Sr. Dr. Manuel João, Director da Segurança Social de Viseu do Sr. Dr. João Cruz, Director Adjunto da Segurança Social de Viseu do Sr. Hernâni Almeida Presidente da Câmara de Armamar, com a Bênção do Sr. D. Jacinto, Bispo de Lamego com outras individualidades que muito nos honraram com a sua comparência.

    À hora marcada as autoridades foram recebidas à entrada com fogo-de-artifício, por um grande número de pessoas e com a actuação do Rancho Folclórico da Liga de Amigos do Lar de S. João Baptista que cantou o hino da Instituição. Depois o Sr. D. Jacinto procedeu à Bênção do edifício a pós à qual se descerrou a lápide inaugurativa. Fez-se de seguida a visita às instalações e depois deu-se inicio à Sessão Solene na sala de convívio que apesar de grande foi pequena para tanta gente.inaug._1.JPG Falou primeiro o presidente da Instituição e principal responsável pela obra o Sr. Pe. Leontino Alves. Fez um enquadramento histórico da obra e como se tinha chegado até ao momento. Depois agradeceu a todos os que tornaram possível este sonho. Desde as autoridades à Direcção do Centro e da Liga de Amigos, aos Conselhos Económicos Paroquiais de Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão e aos povos das mesmas freguesias e da freguesia de Figueira do Concelho de Lamego a 2 km. Só pela união de todos foi possível chegar até onde nos encontramos. Esta obra teve início em 29 de Abril de 2009, e abriu portas em 12 de Novembro de 2010. Foi feita em ano e meio, seis meses antes do prazo, que terminava a 29 de Abril de 2011. Foi portanto um tempo recorde graças á acção concertada do Empreiteiro Arcelino Cardoso da Costa Lda. e ao dono de obra. 

    Depois falou o Sr. Bispo que elogiou o Sr. Padre Leontino Alves a quem deu os parabéns por mais esta obra e disse mesmo que o Sr. Pe. Leontino Alves, onde chega põe tudo a mexer. Gostou da obra e disse que sempre acreditou e apoiou este projecto que está à vista de todos e para o bem das freguesias a que se destina e região em geral. Deu também o entendimento das cinco freguesias que estão unidas neste projecto como modelo e exemplo para outras terras que em vez de fazerem cada uma a sua “capelinha” que se juntem para fazerem obras abrangentes. Disse mesmo que esta união de freguesias é exemplo para os nossos políticos que devem deixar as suas diferenças e lutarem pelo bem comum; sobretudo neste momento de crise que estamos a viver.

    inaygura_3.JPG

     

    Tomou a palavra depois o Sr. Secretário de Estado Dr. Pedro Marques que falou muito bem; deu também os parabéns ao Sr. Pe. Leontino Alves e disse que já fez muitas inaugurações, mas uma obra como esta e ainda por cima num meio rural, esta é a número um, quer pela arquitectura, quer pela envolvência. Realçou ainda o facto de este projecto abranger cinco freguesias dando os parabéns aos promotores do projecto e á Segurança Social de Viseu pelo apoio e este tipo de projectos.inaugu_5.JPG Disse que não poderia estar mais de acordo com o Sr. Pe. Leontino Alves quando este diz que estes projectos para terem pernas para andarem devem ter duas “pernas” como uma pessoa uma para atenderem aos mais carenciados aos pobres e desamparados e outra para garantirem a sua própria sustentabilidade económica. Uma não é mais importante que a outra. O Sr. Secretário de Estado deu os parabéns pelo trabalho realizado no apoio aos carenciados que esta instituição é modelo nos vários casos que tem resolvido e de que a Segurança Social tem conhecimento. E elogiou a preocupação pela sustentabilidade financeira do projecto reiterando a ajuda da Segurança Social ao longo do tempo.

    inauguração 2.JPGDe seguida foi oferecido um “porto de honra” ao som de mais uma actuação do Rancho Folclórico que a todos alegrou. Não poderíamos terminar sem um magnífico almoço para todos os convidados. 

    O Lar “hotel” do Centro Social Paroquial de S. João Baptista teve um investimento de 2 milhões e 200 mil euros, tem capacidade para 42 utentes na valência de Lar, 30 em Apoio Domiciliário e 30 em Centro de Dia. Criamos também, até ao momento 27 postos de trabalho. Esta Instituição tem um serviço de excelência com instalações de qualidade e altamente modernas. Aqui cuidam-se dos idosos com AMOR E CARINHO. Esta Instituição está ao serviço da região, mas particularmente das freguesias de Queimada, Queimadela, Tões, S. Romão e Figueira. Venha fazer-nos uma visita e seja testemunha, duma obra que fala por si mesma.

    Sónia Teixeira