Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL

LAR SÃO JOÃO BAPTISTA UM EVENTO HISTÓRICO 

inaug_7.JPGNo dia 13 de Abril de 2011, às 11:00h, no distrito de Viseu concelho de Armamar entre as freguesias de Queimada e Queimadela foram inauguradas as instalações do Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário; do Centro Social e Paroquial Lar de S. João Baptista, com a honrosa presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, do governador Civil de Viseu do Sr. Dr. Manuel João, Director da Segurança Social de Viseu do Sr. Dr. João Cruz, Director Adjunto da Segurança Social de Viseu do Sr. Hernâni Almeida Presidente da Câmara de Armamar, com a Bênção do Sr. D. Jacinto, Bispo de Lamego com outras individualidades que muito nos honraram com a sua comparência.

À hora marcada as autoridades foram recebidas à entrada com fogo-de-artifício, por um grande número de pessoas e com a actuação do Rancho Folclórico da Liga de Amigos do Lar de S. João Baptista que cantou o hino da Instituição. Depois o Sr. D. Jacinto procedeu à Bênção do edifício a pós à qual se descerrou a lápide inaugurativa. Fez-se de seguida a visita às instalações e depois deu-se inicio à Sessão Solene na sala de convívio que apesar de grande foi pequena para tanta gente.inaug._1.JPG Falou primeiro o presidente da Instituição e principal responsável pela obra o Sr. Pe. Leontino Alves. Fez um enquadramento histórico da obra e como se tinha chegado até ao momento. Depois agradeceu a todos os que tornaram possível este sonho. Desde as autoridades à Direcção do Centro e da Liga de Amigos, aos Conselhos Económicos Paroquiais de Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão e aos povos das mesmas freguesias e da freguesia de Figueira do Concelho de Lamego a 2 km. Só pela união de todos foi possível chegar até onde nos encontramos. Esta obra teve início em 29 de Abril de 2009, e abriu portas em 12 de Novembro de 2010. Foi feita em ano e meio, seis meses antes do prazo, que terminava a 29 de Abril de 2011. Foi portanto um tempo recorde graças á acção concertada do Empreiteiro Arcelino Cardoso da Costa Lda. e ao dono de obra. 

Depois falou o Sr. Bispo que elogiou o Sr. Padre Leontino Alves a quem deu os parabéns por mais esta obra e disse mesmo que o Sr. Pe. Leontino Alves, onde chega põe tudo a mexer. Gostou da obra e disse que sempre acreditou e apoiou este projecto que está à vista de todos e para o bem das freguesias a que se destina e região em geral. Deu também o entendimento das cinco freguesias que estão unidas neste projecto como modelo e exemplo para outras terras que em vez de fazerem cada uma a sua “capelinha” que se juntem para fazerem obras abrangentes. Disse mesmo que esta união de freguesias é exemplo para os nossos políticos que devem deixar as suas diferenças e lutarem pelo bem comum; sobretudo neste momento de crise que estamos a viver.

inaygura_3.JPG

 

Tomou a palavra depois o Sr. Secretário de Estado Dr. Pedro Marques que falou muito bem; deu também os parabéns ao Sr. Pe. Leontino Alves e disse que já fez muitas inaugurações, mas uma obra como esta e ainda por cima num meio rural, esta é a número um, quer pela arquitectura, quer pela envolvência. Realçou ainda o facto de este projecto abranger cinco freguesias dando os parabéns aos promotores do projecto e á Segurança Social de Viseu pelo apoio e este tipo de projectos.inaugu_5.JPG Disse que não poderia estar mais de acordo com o Sr. Pe. Leontino Alves quando este diz que estes projectos para terem pernas para andarem devem ter duas “pernas” como uma pessoa uma para atenderem aos mais carenciados aos pobres e desamparados e outra para garantirem a sua própria sustentabilidade económica. Uma não é mais importante que a outra. O Sr. Secretário de Estado deu os parabéns pelo trabalho realizado no apoio aos carenciados que esta instituição é modelo nos vários casos que tem resolvido e de que a Segurança Social tem conhecimento. E elogiou a preocupação pela sustentabilidade financeira do projecto reiterando a ajuda da Segurança Social ao longo do tempo.

inauguração 2.JPGDe seguida foi oferecido um “porto de honra” ao som de mais uma actuação do Rancho Folclórico que a todos alegrou. Não poderíamos terminar sem um magnífico almoço para todos os convidados. 

O Lar “hotel” do Centro Social Paroquial de S. João Baptista teve um investimento de 2 milhões e 200 mil euros, tem capacidade para 42 utentes na valência de Lar, 30 em Apoio Domiciliário e 30 em Centro de Dia. Criamos também, até ao momento 27 postos de trabalho. Esta Instituição tem um serviço de excelência com instalações de qualidade e altamente modernas. Aqui cuidam-se dos idosos com AMOR E CARINHO. Esta Instituição está ao serviço da região, mas particularmente das freguesias de Queimada, Queimadela, Tões, S. Romão e Figueira. Venha fazer-nos uma visita e seja testemunha, duma obra que fala por si mesma.

Sónia Teixeira 

Les commentaires sont fermés.