Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

LAMEGO

  • Milhares de pessoas imbuídos de fé - Lamego

    sans-titre.pngA romaria de Nossa Senhora dos Remédios é a romaria das romarias, manifesta-se em todo o seu esplendor.
    É considerada por ser a maior e o mais colorido evento religioso e cultural com forte tradição e amplo reconhecimento a nível nacional e até estrangeiro, pois atrai milhares de pessoas, mostrando dignidade e testemunho de fé há "Nossa Senhora dos Remédios".No dia 8 veem-se milhares de visitantes uns subindo e outros descendo a sumptuosa peça de ourivesaria o respetivo escadório. Sendo este o único em Portugal, chegando há "Senhora" com fé, expressa nas mãos que se tocam, segurando terços, ou nos olhares de devoção e outros cumprindo a sua promessa. Por volta dás 15 horas do dia 8 as artérias da urbe estavam já completamente a rebentar pelas costuras para admirarem a "Majestosa Procissão do Triunfo" de rara beleza, simultaneamente imponente e delicada, saindo por volta dás 16 horas da Igreja das Chaga até à Igreja da Santa Cruz, um percurso de duas horas. Esta procissão é a única do Mundo, que tem uma autorização especial do Vaticano em que se pode ver os cincos andores puxados por juntas de bois, centenas de quadros da fé cristã incorporaram-se imbuídos de fé.O que mais impressionou naquela imensa multidão foi o colorido inigualável transmitido pelas pétalas de flores que atiravam pelas janelas e varandas compostas por colchas ao longo do percurso quando passava a procissão com o andor da "Senhora", surgia uma "explosão" de cor e de alegria, mostrando a dignidade e testemunho de fé, por iniciativa das pessoas. Atrás do pálio seguiam as autoridades com um aspeto tisnado, pessoas convertidas, à ultima hora, sendo convidadas pela irmandade e em seguida três pelotões dos bombeiros voluntários que foram ovacionados por todo o percurso pela compacta multidão prestando uma homenagem a todos os bombeiros falecidos. Notei naquela gente uma expressão de respeito e de amor quando batiam as palmas.Quero realçar que o principal responsável ex-tesoureiro da anterior irmandade que foi destituída em Janeiro presente pelo Sr. Bispo - Sr. Joaquim Alves, colocou no evento tornando-o grandioso, sendo brilhante, tribuno raro, com uma personalidade fora do comum, que consegue perceber e até mesmo antecipar acontecimentos e situações que mais ninguém tem capacidade de percecionar. Muitos visitantes, e não só, sussurravam: como é possível o “Hotel Parque”, referência do travo da gastronomia desta região, estar fechado sem se saber as razões palpáveis e credíveis, o escadório, e o manto verde quase desnudado se encontram num estado tão degradado? É deprimente ver…!!!
    A visão da classe dirigente não consegue preservar um legado patrimonial e singular.

    Por Viriato Lemos

  • sugestao....

    544745_284626338295888_150434625048394_633347_513413941_n.jpg

    AE.HTDOURO Associação de Empresários com a 2ª Montra da Cereja da Penajóia

    Lamego 19 e 20 de Maio 2012
    Av. Dr. Alfredo de Sousa (Exposição das 10.00 às 20.00 horas)

    ...
    Organização: Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia

    Apoios Institucionais:
    Município de Lamego - AE.HTDOURO Associação de Empresários - Turismo de Portugal / Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego - ESTGL Lamego - Raposeira - Confraria do Espumante - Confraria Gastronómica de Lamego

  • Bôla de Lamego

    A Bôla de Lamego integra o conjunto de 70 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia, uma primeira selecção entre 433 candidaturas de pratos de todo o país assegurada por um painel de 70 especialistas.
    A concorrer na categoria de Entradas, a Bôla de Lamego compete directamente com a Alheira de Mirandela, o Queijo da Serra da Estrela, o Bolo do Caco, os Espargos com Ovos, as Lapas da Madeira, a Muxama de Atum, o Pastel de Bacalhau, os Pezinhos de Coentrada e o Presunto de Barrancos.
    A passagem da Bôla de Lamego para o grupo dos 10 pré-finalistas de Entradas enche de orgulho a Câmara Municipal de Lamego, entidade responsável pela respectiva candidatura, uma vez que vai potenciar a promoção de um dos produtos gastronómicos mais genuínos do concelho. Fiel a uma receita muito antiga e recheada ao gosto de cada um, as bôlas de presunto, bacalhau, frango, sardinha, salpicão, vinha-d’alhos ou de outros ingredientes, deliciam o paladar dos consumidores.
    A região do país com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. A próxima fase na corrida às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa decorre ainda durante o mês de Abril, em que um painel de 21 personalidades notáveis elege a short list de 21 finalistas, apresentada para votação pública a 7 de Maio de 2011. Em seguida, o público pode votar, até ao próximo dia 7 de Setembro, por SMS, chamada telefónica, Internet e Facebook.

     

    foto

    As 7 Maravilhas serão reveladas a 10 de Setembro, em Santarém, numa cerimónia a transmitir em directo pela RTP. Tendo em conta a oferta culinária duriense, a Bôla de Lamego assume-se como uma das iguarias mais genuínas e distintas do Portugal gastronómico.

    in:dodouro

  • Encontrado o corpo de Carina Ferreira

     

    ng1302819.jpg

    O corpo de Carina Ferreira, a jovem de Lamego desaparecida desde 1 de Maio, foi hoje encontrado, no fundo de uma ribanceira na A24.

    O corpo da jovem de 21 anos foi encontrado dentro do seu carro, no fundo de uma ravina, no troço da A24 que liga Lamego à Régua - ao km 94, poucos metros antes do túnel do Varosa. Os investigadores tiveram de fazer rappel para chegar à viatura, que caiu por uma ribanceira com mais de 30 metros.

    Segundo a Polícia Judiciária, "tudo indica tratar-se de um infeliz desfecho derivado de um acidente de viação, mas apenas os resultados da autópsia, a realizar pelo Instituto de Medicina Legal, poderão confirmar, ou não, tal ocorrência, mantendo-se em aberto outras possibilidades da causa da morte".

    O corpo já foi retirado do local,pelos Bombeiros Voluntários de Lamego, segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Viseu. A GNR não deixa populares nem jornalistas aproximarem-se da zona.

    A jovem de Lamego estava desaparecida desde 1 de Maio. Era procurada pela família e por amigos e a PJ tinha nove inspectores no terreno a investigar o desaparecimento, já que não afastava a possibilidade de ter havido crime.

    Na noite em que desapareceu, Carina dirigia-se para o seu local de trabalho, no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, na Régua. Saiu de casa de carro, um Peugeot 106 comercial de cor vermelha. Na Régua, a irmã e a amiga, que a esperavam, estranharam a demora e tentaram contactá-la, mas Carina já não atendeu.

    A família apresentou queixa na PSP de Lamego e foram feitas buscas nos rios e visionadas as imagens das câmaras da A24. Perante a falta de pistas, assumia-se a tese de crime.

    O caso ganhou mediatismo depois de os amigos terem lançado um grupo no Facebook para encontrar a jovem, que hoje já tem 35 mil membros

  • BRITIANDE LAMEGO Centenas no adeus à família

    ng1182339.jpgCentenas de pessoas prestaram ontem a última homenagem aos quatro elementos da família do Porto que morreram na praia Maria Luisa, em Albufeira. A missa foi celebrada na capela de S. Sebastião, na pequena freguesia de Britiande, Lamego, em cujo cemitério foram a enterrar ao final da manhã.

    Além de familiares e amigos, estiveram presentes colegas de Anabela Fonseca e da sua filha Ana Rita - educadora de infância e psicóloga, respectivamente, na Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, também compareceu.

    Vítor Sousa, 24 anos, namorado de Mariana Fonseca, jurista, foi ao funeral em cadeira de rodas. O único sobrevivente do grupo ficou gravemente ferido e sujeito a uma cirurgia no Hospital de Faro, mas já foi transferido para o Hospital de S. João, no Porto.

    Anabela Fonseca era a única filha de Manuel Marques Pereira, 83 anos, um dos homens mais ricos da freguesia. "Vive muito bem mas ficou sem ninguém. Tem mais familiares, mas a mais próxima era mesmo a filha, que era tudo para ele", conta Maria Almeida, do restaurante Castiço, segundo a qual Manuel Pereira estará a ser acompanhado por uma psicóloga. "Foi tudo muito confuso, não houve ninguém que o informasse, só soube das mortes depois da meia-noite [de sexta-feira]".

    Anabela vivia "há mais de 30 anos no Porto" com o marido - António Fonseca da Mota, ex-director de Relações Públicas do Boavista FC, também vitimado pela derrocada -, mas ia frequentemente à terra.

  • NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS

    Festas_dos_Remedios_LAMEGO2009.jpg
    As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios decorrem em Lamego entre 27 de Agosto e 9 de Setembro. O programa é muito variado para que todos possam celebrar o evento que também é conhecido como a Romaria de Portugal. A partir de 27 de Agosto e até ao dia 9 de Setembro, os visitantes poderão usufruir de uma vasta programação, que contempla desde actividades culturais até eventos lúdicos e religiosos, sem esquecer o desporto e a gastronomia que também serão vertentes a explorar pela organização.A música não poderia ficar de fora desta que é considerada uma das maiores festas do país. Em palco vão estar nomes como 4PLAYERZ (27 Agosto), JOSÉ CID (30 Agosto), FREI HERMANO DA CÂMARA (2 Setembro), Orquestra Ligeira da Academia de Música de Lamego (3 Setembro), CARMINHO (4 Setembro) e PAULO GONZO (5 Setembro). Haverá também uma noite de fados com o Grupo de Fados e Baladas de Coimbra (28 Agosto). Há ainda espaço para os festivais nacional e internacional de folclore, nos dias 29 e 31 de Agosto, respectivamente. No dia 1 Setembro realiza-se o habitual espectáculo da Rádio Douro Sul. A grande noite da Romaria será animada pelo grupo Medkave (7 Setembro). No dia 9, é a vez do grupo FLOR DE LIS (vencedor do festival da canção 2009) encerrar a edição deste ano da Romaria de Portugal.