Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

QUEIMADA ARMAMAR PORTUGAL - Page 10

  • RESULTADOS AUTARTICAS 2009

    (DADOS RTP)

    JUNTA DE FREGUESIA DE QUEIMADA
     
    PPD/PSD
    53,27%
    114
    PCP-PEV
    42,06%
    90
     
    CAMARA MUNICIPAL DE ARMAMAR
    PPD/PSD
    60,96%
    2.823

    • Presidente da câmara eleito: Hernâni Pinto da Fonseca e Almeida
    PS
    16,52%
    765
    PCP-PEV
    11,36%
    526
    CDS-PP
    7,60%
    352

    PCP-PEV
    42,06%
    90
  • MISSA DO IIº ENCONTRA DOS SÓCIOS DA LIGA DE AMIGOS DO LAR DE IDOSOS

     

    TRANSMITIDA PELA TVI 

    000030.JPGNo dia 20 de Setembro realizou-se o IIº Encontro dos Sócios da Liga de Amigos do Lar de Idosos de S. João Baptista transmitido em directo pela televisão.

    Ás dez e meia da manhã depois de tudo muito bem preparado saiu o povo em procissão até ao recinto do Lar de Idosos. O povo de Queimadela saiu da sua igreja em procissão com a presidência do Sr. Pe. Tó Zé, Vice-reitor do Seminário de Resende. O povo de Queimada saiu sob a presidência do pároco das freguesias Sr. Pe. Leontino Alves, chegados á rotunda entraram na procissão as populações de Tões e S. Romão com as suas bandeiras e caminharam todos juntos estrada acima até ao recinto cantando e rezando com alegria estampada no rosto. 

    O mais belo foi o encontro das duas procissões que se incorporaram numa só em direcção ao recinto. Este facto foi muito belo e já se repete pela segunda vez e deixa sempre uma comoção que em algumas pessoas vai até  às lágrimas. A união entre as pessoas, é linda e faz bem, dá sentido ao nosso ser cristão e mostra a superioridade das pessoas.

    Chegados ao local preparado convenientemente para a celebração da Missa o povo das quatro freguesias e outras pessoas que se quiseram associar a esta festa esperaram pelo sinal dado pelo realizador da Televisão para começar a celebração assim que a transmissão desse inicio.

    Ao sinal dado o cântico de entrada começou com a entrada para o altar dos acólitos e os Sacerdotes.

    No inicio da Missa o Sr. Pe. Leontino que presidiu à celebração saudou os presentes as autoridades do município e locais que ali estavam presentes, os emigrantes das freguesias e todos os telespectadores que em conjunto pela TVI iriam participar desta festa.

    Seguiu-se o acto penitencial com a representação do pecado de Adão e Eva, no Paraíso, quando Eva deu a comer a maçã a Adão. Esta representação foi feita por dois jovens a Cláudia de Queimada e o Xavier de Queimadela. Foi muito original e admirada esta representação pois esta celebração também continha a bênção das colheitas em especial das “maçãs de montanha”  de Armamar, associada á Feira das Actividades Económicas de Armamar. 000031.JPG

    No final do Evangelho um grupo de crianças das quatro freguesias cantou com gestos uma música alusiva ao mesmo evangelho. Foi um momento muito afectuoso e belo da celebração que muita gente gostou.

    Na homilia o Sr. Pe. Leontino falou sobre a reunião dos sócios da Liga de Amigos sendo este já o IIº Encontro. Disse que esta obra social respondia às preocupações principais que encontrou ao chegar a estas paróquias a desertificação e os idosos em maior número nas freguesias. Assim com esta obra fixa-se a população criando-se postos de trabalho e cria-se uma necessária e desejada assistências aos idosos e deficientes. Referiu o abandono das terras do interior do país dizendo que aqui chaga tarde o que já necessitamos há muito tempo apelando às autoridades para nos ajudarem. Falou ainda aos agricultores, cujas maçãs iria benzer nesta celebração, para pedir a bênção e protecção de Deus.000032.JPG Escusado será dizer que deste modo se proporcionou uma ocasião extraordinária de divulgação da “maçã de montanha” do nosso concelho. Terminou a homilia apelando a todas a pessoas das quatro paróquias em especial aos colaboradores e são muitos, para que pondo de lado todas as rivalidades invejas como diziam as leituras, se desse dar lugar a uma vida nova como verdadeiros cristãos, porque da união e do amor é que saem as boas obras, como este Lar que estamos aqui a construir.

    Depois do foi realizado com a participação das quatro paróquias um ofertório solene onde foram trazidos ao altar os símbolos das terras, os frutos, etc. O coro da Liga de Amigos formado pelos sócios voluntários das quatro paróquias era constituído por mais de 50 elementos e foi dignamente ensaiado pelo nosso colaborador e sócio Professor de música Rodrigo Batina. Fez uma execução extraordinária deixando um alargado elogio em todos os que participaram na Missa quer no local quer pela televisão.  Com trabalho dedicação e amor tudo se faz e Deus é que nos agradece.

    000033.JPGNo final da Missa que já ia longa fez-se imediatamente o 8º Dia programa que a TVI emite logo a seguir à Missa todos os Domingos neste caso em directo o que exigiu grande rapidez para todos os intervenientes em se prepararem. Foram feitas algumas entrevistas as possíveis pois eram para falar mais gente mas não deu tempo. E ainda deu para o Rancho Folclórico da Liga de Amigos actuar e fazer a sua estreia com duas músicas.

    Terminada a transmissão estávamos todos satisfeitos por termos cumprido o nosso objectivo trazer a televisão para divulgarmos a nossa Instituição as nossa terras e o nosso concelho. E a ver pelas audiências correu muito bem, segundo informação da TVI foi uma das mais altas. A satisfação é geral.

    000034.JPG

    Que Deus nos ajude agora a fazer a obra com rapidez e bem, e que se possa arranjar o máximo de dinheiro para que a divida ao banco não seja muito alta, e assim o futuro seja mais garantido. Contamos com todos cada vez mais unidos e empenhados

  • LISTA CANDIDATOS J.FREGUESIA QUEIMADA

     

     

    psd.gif

    PSD
    Horacio Teixeira Igreja
    António Santos Leitão
    David Alexandre Pinho Cardoso
    António Pedro Alves Cardoso
    Cidalina Maria Teixeira Paiva Marques
    Maria Manuela Pereira Teixeira Pinto
    Jõao Cardoso Oliveira
    Angelina Maria Ferreira Nogueira
    Jaime Teixeira Igreja
    Orlando Cardoso Dos Santos
    Manuel Das Dores Cardoso
    Miguel Ângelo Santos Lopes
    José Santos Pulga
    Maria de Fátima Teixeira Medeiros

    topo.jpg

    CDU
    Orlando Gouveia Fonseca
    Eduardo Andrade Rocha
    Jósé Rocha Igrja
    Joaquim De Jesus Ferreira
    Beatriz Maria Friães Teixeira
    Paulo Rui Oliveira Dos Santos
    Avelino António Fonseca Cardoso
    Jõao Manuel Da Silva Guedes
    José Manuel Fonseca Paiva
    Vítor Filipe Dos Santos Cardoso
    Daniel Santos Cardoso
    Manuel António De Gouveia Cid
    Alexandre Paulo Duarte Pinto

    AGRADECIMENTO A DAVIDE CARDOSO PELA INFORMAçAO

  • Douro pelas costuras

    Hotéis estão cheios, mas pequenos agricultores queixam-se que este ano há menos vinho
    EDUARDO PINTO/jornal de noticias

    Parece um bago este Douro que rebenta de vinho e turistas. O vinho, como produto último das vindimas. Os turistas, colheita em tempo delas. Cada qual com seu destino. O vinho enche cubas, os turistas hotéis.

    Dão para todos estes dias de festa na Região Demarcada do Douro. Os lavradores louvam o produto de um ano de trabalho, os agentes turísticos nunca foram tão solicitados, encontrar alojamento vago é uma autêntica aventura e o número de refeições servidas dispara. E assim vai continuar por mais uma ou duas semanas.

    Cenário de ilusão? Não. Felizmente para quem opera empreendimentos turísticos no Douro, a região que é Património Mundial vai para oito anos está mesmo na moda. Já estava, mas agora está mais. Que o diga António Martinho, presidente da Turismo do Douro, que anda satisfeito da vida com os resultados preliminares de estudos que "mostram que o Douro é a segunda região mais atractiva do país" e que na época de vindimas "há muita ocupação hoteleira". Que o diga António José Teixeira, da Rota do Vinho do Porto, que, sem avançar números, nota que o Douro teve "o melhor Agosto de sempre", em termos de ocupação, e "o Setembro está a ter taxas excelentes". Que o diga Luís Barros, da Enoteca Douro, em Favaios, a cuja porta já bateram este mês cerca de dois mil turistas a querer experimentar a lufa-lufa da vindima e o baptismo de uma lagarada. Que o diga Cláudia Quevedo, que na sua quinta, às portas de S. João da Pesqueira, tem sorrido a centenas de visitantes estrangeiros curiosos até mais não. Que o diga Augusto Azevedo que tem visto o seu Hotel Folgosa Douro, em Armamar, com uma ocupação que não imaginara quando o abriu há 10 meses.

    Cenário de ilusão? Sim. Infelizmente para o pequeno lavrador que vive da viticultura no Douro, de pouco lhe serve a moda da região que é património mundial mas que não lhe medra o pão. Este ano vão produzir-se menos 13500 pipas de vinho com direito a benefício. De 123,500 passou para 110 mil e a diferença traduz-se em menos 13,5 milhões de euros de rendimento.

    Perdem todos, mas o pequeno agricultor perde mais. As uvas que não vender para o Vinho do Porto entrega-as para vinhos de mesa. E se lhas quiserem, o mais certo é receber 100 a 150 euros por pipa, com a agravante de, em muitos casos, nem saber quando os vai receber. Não admira que o presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, mesmo com consciência da dureza das palavras, solte que em muitos lares da Região Demarcada do Douro ainda se há-de voltar a comer "o arrozinho com molho de tomate e uma sardinha para duas ou três pessoas".

    Não vai tão longe Pedro Perry, viticultor do Pinhão, mas avoca que "os pequenos e médios lavradores, que são a identidade do Douro, estão cada vez pior". Explica: "Temos de ter pessoal durante todo o ano para manter a vinha e com isto temos encargos que são difíceis de suportar e conseguir subsistir".

    Não choveu que se visse no Verão e as uvas atingiram o ponto mais cedo que o normal. Ora, toca a antecipar as vindimas porque senão o vinho evapora-se. Muitos dos bagos já são quase passas e o resultado é que os produtores estão a ter pouco vinho, mas com muito grau. A qualidade compensará a menor quantidade. Terminada a vindima, o bago do turismo rebenta. António Martinho gostaria de vê-lo cheio durante todo o ano. Desafio: alcançar o meio milhão de dormidas anuais no Douro até 2013.

  • falecimento

    449865.jpgfaleceu de longa doença, Eremia Rosa Oliveira. com 59 anos de idade, natural de Queimada, onde viveu muitos anos na cidade do Porto ,e ultimamente em casa de sua irmã Lucia. o funeral hoje 21/09/2009 as 18h.

    em nome desta pagina os mais  sinceros sentimentos de pesar.

    A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nos enquanto vivemos.

    Pablo Picasso

  • Vindimas no Douro 2009


    Nesta altura do ano, a região do Douro atinge o ponto máximo de beleza e animação turística.

    Está na altura da apanha da uva, para produzir o Vinho do Porto - Vindimas no Douro.

    1249518577vinhas_rio.jpgo

    As Quintas do Douro dão aos visitantes a possibilidade de participar nas Vindimas, directamente nas vinhas, podendo depois acompanhar a produção do Vinho do Porto em todas as fases do processo.

    Este contacto directo com a terra permite compreender melhor a singularidade e carácter especial do Vinho do Porto, e também porque é que as Vindimas no Douro são únicas no mundo.

    o

    o

    1249518446cestos.jpgDesde sempre, no Douro, a apanha da uva é feita manualmente, sem qualquer recurso a máquinas.

    O declive acentuado das encostas do Douro obriga a que os socalcos sejam produzidos pelo homem de modo a permitir a plantação das vinhas, sendo depois a Vindima totalmente manual.

    o

    o

    A produção de um Vinho com características tão especiais, baseado exclusivamente no esforço de centenas de homens e mulheres torna este produto digno de admiração e as Vindimas no Douro reconhecidas e admiradas mundialmente.

    o

    1249940115vinhas_rio2.jpgo

    A complementar tudo isto, estas actividades oferecem uma forte componente gastronómica.1249518625socalcos.jpg

    Durante o dia, ou dias, em que decorre esta experiência, também pode usufruir de almoços, jantares e piqueniques tradicionais, provando os pratos e vinhos típicos do Douro.

    o

    A paisagem do Douro é tão surpreendente como tudo isto. Por extensões de Kms reina uma paz e tranquilidade à qual é impossível ficar indiferente. Quase como se o nosso metabolismo abrandasse entrando em sintonia com a natureza circundante.

    o

    1249518707socalcos2.jpgOs miradouros que existem por todo o vale do Douro oferecem vistas fantásticas das encostas repletas de vinhas, que descem vertiginosamente para as águas do Douro, que corre silenciosamente lá ao fundo.

    o

    Não perca a oportunidade de presenciar e viver esta experiência única.

    o

  • Gripe A: medidas de prevenção individual

    Eis o que recomenda o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e o Ministério da Saúde recomendam para se proteger da Gripe A.

    Até agora, o vírus da gripe A (H1N1) tem manifestado baixa virulência – a mortalidade a ele associada tem sido menor que a da gripe sazonal –, mas, como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar. Tal como o da gripe comum, o vírus da gripe A transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.

    Por isso, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e o Ministério da Saúde recomendam as seguintes medidas de protecção individual:

    - Evite o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe – febre, tosse, dores de garganta, dores no corpo ou musculares, dores de cabeça, arrepios e fadiga; mantenha-se, pelo menos, a um metro de distância.

    - Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel – que deverá depositar no lixo, de imediato – ou com o antebraço; nunca com as mãos.

    - Lave as mãos frequentemente com água e sabão – lembre-se de que uma lavagem correcta deve durar, pelo menos, 20 segundos -, ou, em alternativa, com toalhetes à base de álcool.

    - Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto com superfícies e/ou objectos contaminados é uma forma de transmissão frequente.

    - Limpe frequentemente as superfícies e objectos mais sujeitos a contacto manual muito frequente (como, por exemplo, as maçanetas das portas, corrimãos, telefones, computadores) com um produto de limpeza comum.


    Lembre-se de que o cumprimento destas indicações é igualmente importante no que respeita às crianças. Ensine estes cuidados aos seus filhos.

    As medidas indicadas são aplicáveis, sem excepção, a todas as pessoas e a todas as situações. Seja em viagem (a Organização Mundial de Saúde e o ECDC têm referido que não há necessidade de restringir oficialmente as deslocações das pessoas entre países), seja em locais públicos.

  • PROVERBIOS DE....

    Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
    Em Setembro, ardem os montes e secam as fontes.
    Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.
    Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro.
    Em Setembro, planta, colhe e cava, que é mês para tudo.
    Lua Nova setembrina sete vezes domina.
    Se por acaso em Setembro a cigarra cantar, não compres trigo para o vires a guardar.
    Para que o ano não vá mal, hão-de encher os rios três vezes entre S. Mateus e o Natal.
    Pelo S. Mateus, pega nos bois e lavra com Deus.
    Setembro, cara de poucos amigos e manhã de figos.
    Setembro molhado, figo estragado.
    Setembro que enche o celeiro dá triunfo ao rendeiro.
    Pelo S. Mateus não peças chuva a Deus.
    Águas verdadeiras, por S. Mateus as primeiras.
    No S. Mateus vindimam os sisudos e semeiam os sandeus.
    Agosto madura, Setembro vindima.

  • BRITIANDE LAMEGO Centenas no adeus à família

    ng1182339.jpgCentenas de pessoas prestaram ontem a última homenagem aos quatro elementos da família do Porto que morreram na praia Maria Luisa, em Albufeira. A missa foi celebrada na capela de S. Sebastião, na pequena freguesia de Britiande, Lamego, em cujo cemitério foram a enterrar ao final da manhã.

    Além de familiares e amigos, estiveram presentes colegas de Anabela Fonseca e da sua filha Ana Rita - educadora de infância e psicóloga, respectivamente, na Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, também compareceu.

    Vítor Sousa, 24 anos, namorado de Mariana Fonseca, jurista, foi ao funeral em cadeira de rodas. O único sobrevivente do grupo ficou gravemente ferido e sujeito a uma cirurgia no Hospital de Faro, mas já foi transferido para o Hospital de S. João, no Porto.

    Anabela Fonseca era a única filha de Manuel Marques Pereira, 83 anos, um dos homens mais ricos da freguesia. "Vive muito bem mas ficou sem ninguém. Tem mais familiares, mas a mais próxima era mesmo a filha, que era tudo para ele", conta Maria Almeida, do restaurante Castiço, segundo a qual Manuel Pereira estará a ser acompanhado por uma psicóloga. "Foi tudo muito confuso, não houve ninguém que o informasse, só soube das mortes depois da meia-noite [de sexta-feira]".

    Anabela vivia "há mais de 30 anos no Porto" com o marido - António Fonseca da Mota, ex-director de Relações Públicas do Boavista FC, também vitimado pela derrocada -, mas ia frequentemente à terra.

  • resultados-ESTE PONTO DE ENCONTRO...(VARIAS RESPOSTAS POSSIVEIS)

    AQUI FICAM OS RESULTADOS DA SONDAGEM,DESDE JA OBRIGADO PELA PARTICIPAçAO DE TODOS,REALçA-SE NOS RESULTADOS QUE ESTAMOS NO BOM CAMINHO E AO ENCONTRO DO QUE SE ESPERA DESTE PONTO DE ENCONTRO,ACHO QUE ESTE RESULTADO MERECE QUE CONTINUEMOS COM ESTE PROJECTO COM AS MESMAS BASES,TENTANDO MELHORAR O QUE SE PODE.AOS QUE VOTARAM PELA NEGATIVA,TENHO PENA QUE NAO SEJA DO VOSSO AGRADO,SE QUISEREM PASSAR POR AQUI TUDO BEM SENAO PASSEM O VOSSO CAMINHO.....QUANTO AOS OUTROS ,BEM HAJAM E ATE BREVE.

    E NAO ESQUEçAM DE PARTICIPAR,POIS SO ASSIM PODEMOS CONTINUAR.

    ESTA CADA VEZ MELHOR TEM UTILIDADE E DESPERTOU O AMOR à TERRA             
    28,07% (48 votos)

    DEVE CONTINUAR COM AS INFORMAçOES LOCAIS E REGIONAIS

    29,24% (50 votos)

    DEVE ALARGAR AS NOTICIAS AO PAIS

    4,09% (7 votos)

    FEZ COM QUE QUEIMADA FOSSE DIVULGADA MUNDO FORA,ASSIM COMO AS NOVIDADES(CENTRO SOCIAL,FESTAS;ETC

    19,30% (33 votos)

    FEZ REATAR AMIZADES E TER DE NOVO ORGULHO NA TERRA

    15,79% (27 votos)

    NAO TEM NADA DE NOVO

    (nenhum voto)

    NAO SERVE PARA NADA

    3,51% (6 votos)

    Total: 171 votos

  • NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS

    Festas_dos_Remedios_LAMEGO2009.jpg
    As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios decorrem em Lamego entre 27 de Agosto e 9 de Setembro. O programa é muito variado para que todos possam celebrar o evento que também é conhecido como a Romaria de Portugal. A partir de 27 de Agosto e até ao dia 9 de Setembro, os visitantes poderão usufruir de uma vasta programação, que contempla desde actividades culturais até eventos lúdicos e religiosos, sem esquecer o desporto e a gastronomia que também serão vertentes a explorar pela organização.A música não poderia ficar de fora desta que é considerada uma das maiores festas do país. Em palco vão estar nomes como 4PLAYERZ (27 Agosto), JOSÉ CID (30 Agosto), FREI HERMANO DA CÂMARA (2 Setembro), Orquestra Ligeira da Academia de Música de Lamego (3 Setembro), CARMINHO (4 Setembro) e PAULO GONZO (5 Setembro). Haverá também uma noite de fados com o Grupo de Fados e Baladas de Coimbra (28 Agosto). Há ainda espaço para os festivais nacional e internacional de folclore, nos dias 29 e 31 de Agosto, respectivamente. No dia 1 Setembro realiza-se o habitual espectáculo da Rádio Douro Sul. A grande noite da Romaria será animada pelo grupo Medkave (7 Setembro). No dia 9, é a vez do grupo FLOR DE LIS (vencedor do festival da canção 2009) encerrar a edição deste ano da Romaria de Portugal.

  • PROVERBIOS DE AGOSTO

    • Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
    • Em Agosto, antes vinagre do que mosto.
    • Em Agosto, nem vinho nem mosto.
    • Em Agosto, Sardinhas e mosto.
    • Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva.
    • Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
    • Não é bom o mosto colhido em Agosto.
    • Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear.
    • O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
    • Por Santa Maria de Agosto repasta a vaca um pouco.
    • Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.
    • Quando chove em Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
    • Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha.
    • Quem não debulha em Agosto, debulha com mau rosto.
    • Sê em Agosto cuidadoso e aguilhoa o preguiçoso.
    • Se queres ver o teu marido morto, dá-lhe couves em Agosto.

  • FALECEU

    1295498.jpgFALECEU ESTA MANHA NA CIDADE DO PORTO O SENHOR MIGUEL DA SILVA FRIÃES VICTIMA DE DOENçA PROLONGADA.  NASCIDO EM .1952 EM QUEIMADA ,AINDA NOVO IMIGROU PARA A CIDADE INVICTA NA PROCURA DE UMA VIDA MELHOR MANTENDO SEMPRE O CONTACTO COM A TERRA ONDE INCLUSIVE TINHA ACABADO DE RECUPERAR UMA RESIDENCIA EM VISTA DE PASSAR ASSIM MAIS TEMPO NA COMPANHIA DOS SEUS.

    MIGUEL é TAMBEM IRMAO DE ISILDA DOS SANTOS,ESPOSA DO NOSSO FOTOGRAFO SILVESTRE SANTOS,E FAMILIAR DE VISITANTES ASSIDUOS DESTE PONTO DE ENCONTRO

    EM NOME PESSOAL E DESTA PAGINA AQUI DEIXO OS MAIS SINCEROS PESAMES A TODA A FAMILIA E AMIGOS.

    O FUNERAL REALIZA-SE AMANHA TERçA FEIRA DIA 4 ,EM QUEIMADA ONDE SERA SEPULTADO.

    A despedida é um momento de tristeza , em que corações se preparam para viver uma saudade.................

  • FESTAS 2009

     por Angelina Nogueira



    participantes%20nas%20marchas%20de%20queimada.jpgOs arcos iluminados e as bandeiras que engalanaram a nossa freguesia são sinal da festa que tomou conta de toda a gente, neste ano memorável em que um grupo de mordomos corajosos se envolveram numa tarefa nem sempre fácil fazer as festas de S. Pedro e S. Paulo. Vivemos este ano o ano dedicado a S. Paulo por isso, a festa veio mesmo a calhar e foi uma digna homenagem a um grande santo da história da igreja. A Eucaristia acompanhada pela Banda de Música de Gouviães e presidida pelo nosso pároco foi com a magnifica procissão um momento mais alto da festa ao nosso Padroeiro S. Pedro no Sábado dia 4. O pregador Sr. Padre Manuel Leal exaltou o valor do santo e lançou a todos um desafio de santidade. O Sr. Presidente da Câmara Sr. Hernâni Almeida com o Sr. Vice-Presidente Sr. João Paulo e o Sr. Presidente da Assembleia Sr. Dr. Campos foram uma presença que muito dignificou a nossa festa manifestando, assim a sua amizade e amor a Queimada, o povo agradece.No Domingo foi um dia mais dedicado a S. Paulo a Eucaristia ainda foi mais participada e o pregador o Sr. Padre José Fernando fez uma grande reflexão sobre a vida de S. Paulo e até deixou um desafio aos jovens para tal como o santo assim eles seguirem a Cristo. A procissão a passar pelo Cotinho, que coisa linda, a procissão, um dia por um lado outro dia por outro, foi como dois braços a abraçar todo o povo. Os foguetes foram anunciando bem alto e com bom ritmo o desenvolver da festa que desde Sexta-feira com o baile magnífico até ao baile de Sábado e Domingo foram progressivamente mais frequentados e animados até o Sr. Padre ajudou. Foi mesmo lindo ver o povo a fazer um franco convívios com animação, com “rodas” que animou a todo o povo que ali se encontrava. Houve mesmo quem disse-se que teve mais gente que o S. João em Armamar. Mas o que foi realmente magnífico foi a marcha que mais de meia centena de pessoas levou a efeito. Foi um momento de grande festa e alegria que percorreu as ruas da freguesia quer no sábado quer no domingo. Nunca se viu coisa assim, fez lembra os velhos tempos da Srª D. Micas. Queimada mostrou como quando se une e quer pode fazer coisa lindas uma palavra de parabéns para os ensaiadores Srª Fátima Medeiros e o Carlos Félix e para o Sr. Padre Leontino Alves que apadrinhou a Marcha. Nunca se viu o povo tão unido e com tanta alegria parabéns aos mordomos e a todos os que contribuíram com as suas ofertas e sobretudo com o seu trabalho para que tudo corresse bem. Viva Queimada!

  • por António Monteiro

    AS OBRAS NO LAR DE IDOSOS

    inicio%20dos%20trabalhos%20no%20lar%20de%20idosos%20ii.jpgAs obras do Lar de Idosos continuam a decorrer, esperamos que aquando da vinda da TVI já estejam a bom ritmo. Esta obra durará 24 meses, tempo previsto para a sua conclusão. As Freguesias envolvidas estão a desenvolver um peditório à população, todos estão convidados a participar, pois todos seremos beneficiados por ela principalmente os idosos e deficientes.

  • ADEGA DE S.ROMAO ASSALTADA

    Mais de dois mil euros, três  cheques no valor de 1500 e os danos materiais na adega, foi o resultado de um assalto realizado à Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar. Um furto que,no entender do presidente, "foi feito por quem sabia, porque levaram o cofre e nada mais"

    O furto foi realizado durante a noite, na Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar, de onde levaram o cofre que estava cravado na parede e que continha dinheiro e cheques.

    "Foram dois mil euros em dinheiro e três cheques, no valor total de 1500 euros, que nos levaram, fora oprejuízo do cofre em si e dos danos que causaram", explica o presidente dadirecção da adega cooperativa, José Carlos Ferreira.

    Segundo o responsável, o cofre estava dentro do escritório e fixado na parede e não se encontrava visível."É um cofre pequeno, 50 por 50 mas, como estava cravado na parede, ainda tiveram algum trabalho para o retirar. No meu entender, quem fez isto tinha desaber que o dinheiro estava no cofre e onde é que ele estava, porque não era visível, estava estrategicamente colocado dentro de um armário", adianta.

    José Carlos Ferreira conta que a  adega tem um seguro mas, "não cobre o prejuízo em dinheiro, só o material". "Não percebo o porquê mas, há uma pequena cláusula no  contrato que diz que o seguro não paga dinheiro e, portanto, só conseguimos que seja pago o arranjo das destruições provocadas por quem assaltou".

    A queixa foi apresentada à GuardaNacional Republicana, mas o presidente não está muito confiante quanto aodesfecho da investigação.

    "Eu já nem tenho receio queo processo seja arquivado, eu já quase tenho a certeza de que vai ser, porque é o que acaba por acontecer, como muitas situações semelhantes a esta.Infelizmente".

  • CANDIDATOS CAMARA MUNICIPAL ARMAMAR

    O social-democrata, Hernâni Fonseca, presidente da Câmara de Armamar há 16 anos é novamente o candidato do PSD à presidência daquele concelho.O candidato defende que nos últimos quatro mandatos o executivo camarário fez muito pelo concelho. Os mais de cem quilómetros de caminhos rurais para o apoio à agricultura e a recuperação do edifício dos paços do concelho são algumas das obras que o autarca realça.No próximo mandato o autarca espera concretizar o projecto do centro escolar e da construção de um auditório. Hernâni Fonseca considera ainda essencial a ligação de Armamar à A24 e a Tabuaço.O concelho de Armamar, com 7231 eleitores, é liderado há 24 anos pelo PSD.Pelo Partido Socialista concorre o professor de literatura Américo Moreira. O candidato reconhece que tem pela frente uma batalha difícil. O socialista pretende dar um novo impulso ao concelho e tem como prioridade o turismo, a captação de novos investidores e a fixação das camadas mais jovens.O CDS-PP leva a votos Manuel Carvalho

  • CARTA ABERTA AOS MORDOMOS DAS FESTAS EM QUEIMADA 2009

    Angelina Nogueira, Beatriz Fonseca, Davide Cardoso e Eduardo Rocha, Daniela Igreja, Dr.ª Ermelinda Pinto, António Leitão

    PICT0080.jpg

    FORAM OS DIGNOS MORDOMOS DE UMA FESTA QUE RELANçOU AS FESTAS E FEZ COM QUE O NOME DE QUEIMADA FOSSE FALADO ALéM FRONTEIRAS DA FREGUESIA,DO CONCELHO,E MESMO DO PAIS.

    FORAM DIVERSOS OS MAILS RECEBIDOS NESTA PAGINA A DAR OS PARABENS POR ESTA INICIATIVA E PELO EMPENHO.

    FOI à MAIS OU MENOS UM ANO QUE RELANCEI AQUI MESMO UM ARTIGO A PERGUNTAR O PORQUE DE NAO HAVER MAIS FESTA à ALTURA DE UMA FREGUESIA,SEMANAS DEPOIS RECEBIA UM MAIL DE DAVIDE CARDOSO QUE ME DAVA A SABER QUE FOI ASSIM CONSTITUIDA UMA COMISSAO DE FESTAS PARA 2009,O QUE ME DEU PESSOALMENTE UMA CERTA ALEGRIA,DEPOIS FOI DEIXAR O TEMPO FAZER AS COISAS..........E PELOS VISTOS FIZERAM BEM,POIS TODOS OS ECOS FORAM POSITIVOS.

    AQUELES QUE POR ALGUMA RAZAO FICARAM MENOS SATISFEITOS,VEJAM O LADO POSITIVO,RELANçARAM A FESTA,FIZERAM COM QUE PESSOAS DA TERRA SE VOLTASSEM A REENCONTRAR,CHAMOU FORASTEIROS DE TERRAS VIZINHAS,E TENHO A CERTEZA QUE FIZERAM DO SEU MELHOR PARA LEVAR AVANTE ESTE EVENTO,QUE RECORDO FOI UMA FESTA COM "F"MAIUSCULO,E ALéM DE TUDO FIZERAM.

    PARA ELES ,PARA SILVESTRE SANTOS ,NOSSO FOTOGRAFO,E PARA TODOS OS OUTROS QUE FIZERAM ISTO POSSIVEL OS MAIS SINCEROS PARABENS EM NOME DESTA PAGINA,E QUE SEJA A PRIMEIRA DE MUITAS OUTRAS.

    OBRIGADO TAMBEM A TODOS QUE PRINCIPALMENTE COM A VOSSA PRESENçA APOIARAM ESTA JOVEM COMISSAO.

    por carlos tex,autor editor desta pagina.

    csantost@msn.com

       Temos que dar os parabéns a todos pelas festas do S.Pedro e S.Paulo,
       principalmente aos mordomos. Numa época como aquela estamos a
    atravessar é preciso ter coragem para levar por diante essa tarefa
       “Hercúlea”, que muito honraram todos aqueles que participaram na
       festa. Uma particularidade que se notou, foi a espontaneidade e adesão
       das pessoas, revelando um orgulho muito grande nas suas origens. A
       todos bem hajam, quando as pessoas remam no mesmo sentido a obra
       aparece.
       
       Luís Miguel Cardoso Pinto