Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

MISSA DO IIº ENCONTRA DOS SÓCIOS DA LIGA DE AMIGOS DO LAR DE IDOSOS

 

TRANSMITIDA PELA TVI 

000030.JPGNo dia 20 de Setembro realizou-se o IIº Encontro dos Sócios da Liga de Amigos do Lar de Idosos de S. João Baptista transmitido em directo pela televisão.

Ás dez e meia da manhã depois de tudo muito bem preparado saiu o povo em procissão até ao recinto do Lar de Idosos. O povo de Queimadela saiu da sua igreja em procissão com a presidência do Sr. Pe. Tó Zé, Vice-reitor do Seminário de Resende. O povo de Queimada saiu sob a presidência do pároco das freguesias Sr. Pe. Leontino Alves, chegados á rotunda entraram na procissão as populações de Tões e S. Romão com as suas bandeiras e caminharam todos juntos estrada acima até ao recinto cantando e rezando com alegria estampada no rosto. 

O mais belo foi o encontro das duas procissões que se incorporaram numa só em direcção ao recinto. Este facto foi muito belo e já se repete pela segunda vez e deixa sempre uma comoção que em algumas pessoas vai até  às lágrimas. A união entre as pessoas, é linda e faz bem, dá sentido ao nosso ser cristão e mostra a superioridade das pessoas.

Chegados ao local preparado convenientemente para a celebração da Missa o povo das quatro freguesias e outras pessoas que se quiseram associar a esta festa esperaram pelo sinal dado pelo realizador da Televisão para começar a celebração assim que a transmissão desse inicio.

Ao sinal dado o cântico de entrada começou com a entrada para o altar dos acólitos e os Sacerdotes.

No inicio da Missa o Sr. Pe. Leontino que presidiu à celebração saudou os presentes as autoridades do município e locais que ali estavam presentes, os emigrantes das freguesias e todos os telespectadores que em conjunto pela TVI iriam participar desta festa.

Seguiu-se o acto penitencial com a representação do pecado de Adão e Eva, no Paraíso, quando Eva deu a comer a maçã a Adão. Esta representação foi feita por dois jovens a Cláudia de Queimada e o Xavier de Queimadela. Foi muito original e admirada esta representação pois esta celebração também continha a bênção das colheitas em especial das “maçãs de montanha”  de Armamar, associada á Feira das Actividades Económicas de Armamar. 000031.JPG

No final do Evangelho um grupo de crianças das quatro freguesias cantou com gestos uma música alusiva ao mesmo evangelho. Foi um momento muito afectuoso e belo da celebração que muita gente gostou.

Na homilia o Sr. Pe. Leontino falou sobre a reunião dos sócios da Liga de Amigos sendo este já o IIº Encontro. Disse que esta obra social respondia às preocupações principais que encontrou ao chegar a estas paróquias a desertificação e os idosos em maior número nas freguesias. Assim com esta obra fixa-se a população criando-se postos de trabalho e cria-se uma necessária e desejada assistências aos idosos e deficientes. Referiu o abandono das terras do interior do país dizendo que aqui chaga tarde o que já necessitamos há muito tempo apelando às autoridades para nos ajudarem. Falou ainda aos agricultores, cujas maçãs iria benzer nesta celebração, para pedir a bênção e protecção de Deus.000032.JPG Escusado será dizer que deste modo se proporcionou uma ocasião extraordinária de divulgação da “maçã de montanha” do nosso concelho. Terminou a homilia apelando a todas a pessoas das quatro paróquias em especial aos colaboradores e são muitos, para que pondo de lado todas as rivalidades invejas como diziam as leituras, se desse dar lugar a uma vida nova como verdadeiros cristãos, porque da união e do amor é que saem as boas obras, como este Lar que estamos aqui a construir.

Depois do foi realizado com a participação das quatro paróquias um ofertório solene onde foram trazidos ao altar os símbolos das terras, os frutos, etc. O coro da Liga de Amigos formado pelos sócios voluntários das quatro paróquias era constituído por mais de 50 elementos e foi dignamente ensaiado pelo nosso colaborador e sócio Professor de música Rodrigo Batina. Fez uma execução extraordinária deixando um alargado elogio em todos os que participaram na Missa quer no local quer pela televisão.  Com trabalho dedicação e amor tudo se faz e Deus é que nos agradece.

000033.JPGNo final da Missa que já ia longa fez-se imediatamente o 8º Dia programa que a TVI emite logo a seguir à Missa todos os Domingos neste caso em directo o que exigiu grande rapidez para todos os intervenientes em se prepararem. Foram feitas algumas entrevistas as possíveis pois eram para falar mais gente mas não deu tempo. E ainda deu para o Rancho Folclórico da Liga de Amigos actuar e fazer a sua estreia com duas músicas.

Terminada a transmissão estávamos todos satisfeitos por termos cumprido o nosso objectivo trazer a televisão para divulgarmos a nossa Instituição as nossa terras e o nosso concelho. E a ver pelas audiências correu muito bem, segundo informação da TVI foi uma das mais altas. A satisfação é geral.

000034.JPG

Que Deus nos ajude agora a fazer a obra com rapidez e bem, e que se possa arranjar o máximo de dinheiro para que a divida ao banco não seja muito alta, e assim o futuro seja mais garantido. Contamos com todos cada vez mais unidos e empenhados

Les commentaires sont fermés.