| Os pequenos e médios vitivinicultores da Região Demarcada do Douro estão confrontados com prejuízos provocados pelas fortes chuvas e pela ventania que se fizeram sentir no mês de Dezembro e parte de Janeiro. São prejuízos avultados, cuja informação chegou a Avidouro (Associação dos Viticultores Independentes do Douro) através dos testemunhos de vários vitivinicultores, nomeadamente, dos Concelhos de Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Armamar, Régua, Mesão Frio, Sabrosa e Lamego. |
queimada armamar - Page 3
-
Avidouro reclama apoios de emergência para a Região Demarcada do Douro
-
proverbios fevereiro
1- S. Brás te afogue que Deus não pode.
2- Neve em Fevereiro, presságio do mau celeiro.
3- Para parte de Fevereiro, guarda a lenha no quinteiro.
4- Fevereiro quente, traz o diabo no ventre.
5- Em Fevereiro põe o teu fumeiro.
6- O tempo de Fevereiro enganou a mãe ao soalheiro.
7- Aveia de Fevereiro enche o celeiro.
8- Em Fevereiro neve e frio; é de esperar calor no estio.
9- Em Fevereiro põe o teu porquinho ao sol.
10- Em Fevereiro mata o teu carneiro.
11- Em Fevereiro põe a mãe ao soalheiro e manda-lhe um saraivem
12- Dia de S. Brás, a cegonha verás, e se não a vires o Inverno vem atrás.
13- Água de Fevereiro mata o onzeneiro.
14- Fevereiro trocou dois dias por uma tigela de papas.
15- Fevereiro coxo, em seus dias vinte e oito.
16- Fevereiro é o mais curto mês e o menos cortês.
17- Em Fevereiro, no 1º jejuarás, no 2º guardarás, no 3º dia de S. Brás.
18- Aí vem o meu irmão Março, que fará o que eu não faço.
19- Bons dias em Janeiro, enganam o homem em Fevereiro.
20- Pelo S. Matias, noites iguais aos dias.
21- Em dia de S. Matias começam as enxertias.
22- A Fevereiro e ao rapaz perdoa tudo quanto faz, se Fevereiro não for secalhão e o rapaz não for ladrão.
23- Se a Candelária chora, está o Inverno fora, se a Candelária rir está o Inverno para vir.
24- Em Fevereiro chuva, em Agosto uva.
25- Lá vem Fevereiro, que leva a orelha e o carneiro.
26- Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado, nem bom palheiro.
27- Quer no começo, quer no fundo, em Fevereiro vem o Entrudo.
28- Se o Inverno não faz o seu dever em Janeiro, faz em Fevereiro.
29- Chuva de Fevereiro vale por estrume.
30- Aproveite Fevereiro quem folgou em Janeiro.
-
DEPOIS DA NEVE.......AGUA
-
NEVAO EM QUEIMADA
-
PROVERBIOS DEZEMBRO
e Em Dezembro corta lenha e dorme.
e Dos Santos ao Natal bico de pardal.
e De S.ª Catarina ao Natal, um mês igual.
e Dezembro com Junho ao desafio, traz Janeiro frio.
e Dezembro frio, calor no estio.
e Dia de S. Silvestre (31/12), quem tem carne que lhe preste.
e Do Natal à Sta. Luzia, cresce um palmo em cada dia.
e Dos Santos ao Natal, é Inverno natural.
e Ande o frio por onde andar, há-de vir pelo Natal.
e Caindo o Natal à 2ª feira, tem o lavrador que alugar a eira.
e De Santa Catarina ao Natal, mês igual.
e De Santos a Santo André, um mês é; de Santo André ao Natal, 3 semanas.e Do Natal a Santa Luzia, cresce a noite e mingua o dia.
e Dos Santos ao Natal, cada dia mais mal; do Natal ao Entrudo, come capital e tudo.
e Mal vai Portugal se não há 3 cheias antes do Natal.
e Não há ano afinal que não tenha o seu Natal.
e Natal ao sol, Páscoa ao fogo, fazem o ano formoso.
e Natal em casa, junto à brasa.
e Natal na praça, Páscoa em casa.e Natal à 6ªfeira, guarda o arado e vende os bois.
e No dia de Natal têm os dias bico de pardal.
e No dia de S. Silvestre, não comas bacalhau que é peste.
e No Natal semeia o teu alhal se o quiseres cabeçudo, semeia-o pelo Entrudo.
e Para que o ano não vá mal, os rios enchem 3 vezes entre S. Mateus e o Natal.
e Pelo Natal se houver luar, senta-te ao lar; se houver escuro, semeia outeiros e tudo.
e Pelo Natal, cada ovelha no seu curral.
e Pelo Natal, neve no monte, água na ponte.
e Pelo Natal, sachar o faval.
e Pelo Natal, tenha o alho bico de pardal.e Quando o Natal tem o seu pinhão, a Páscoa tem o seu tição.
e Quem quer bom ervilhal semeia antes do Natal.
e Quem varejar antes do Natal, deixa o azeite no olival.
e Se queres a desgraça de Portugal, dá-lhe 3 cheias antes do Natal.
e Se te queres livrar de um catarral, come uma laranja antes do Natal.
e Tudo a seu tempo, e os nabos no Advento.
e Ande o frio por onde andar, no Natal cá vem parar.
e Depois que o menino nasceu, tudo cresceu.
e Em Dezembro descansa, em Janeiro trabalha.
-
Promoção do Douro
Londres, Milão e Washington serão as próximas etapas
Londres, Milão e Washington serão as próximas etapas da missão internacional de promoção turística do Douro, disse hoje, em Paris, Ricardo Magalhães, vice-presidente de Estrutura de Missão Douro (EMD).
Ricardo Magalhães referiu que aquelas três cidades serão as próximas a receber esta missão, mas sublinhou que estas acções não estão ainda calendarizadas.
"Não sei qual será a primeira destas cidades, isso está ainda em estudo", disse, acrescentando que estas missões arrancarão a partir do final do primeiro trimestre de 2010.
Aquele responsável falava no final da operação de "place marketing" que se realizou em Paris, organizada pela Fundação Museu do Douro, no âmbito do programa Operacional da Região Norte, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e da EMD.
Colaboraram ainda nesta iniciativa o Turismo do Douro, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) e a Rota do Vinho do Porto (RVP), que contou ainda com o apoio operacional da Douro Azul, do Turismo de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP).
A acção promocional no mercado francês, que se realizou na embaixada portuguesa em Paris, visou também demonstrar as vantagens competitivas do Douro a potenciais investidores, dando a conhecer a estratégia de desenvolvimento turístico em curso.
Em declarações aos jornalistas, o embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa, considerou que "a promoção do Douro deve aproveitar e cavalgar o trabalho que já foi feito para o vinho do Porto", que tem a sua imagem internacional consagrada.
Para o diplomata o trabalho principal a fazer é "ligar a imagem de prestígio do vinho do Porto presente na pemória dos franceses á paisagem do Douro"", assim como ao enoturismo, ao património histórico e cultural, ao turismo de aventura e a outros nichos de mercado de grande crescimento.
Defendeu ainda que a promoção do turismo europeu não é feita a nível nacional mas sim a nível de regiões, pelo que o Douro deve aparecer de forma individualizada, apostando nos 'media' de prestígio, até porque o turista francês procura sobretudo destinos exóticos e pouco explorados.
A EMD organização classifica a França como mercado prioritário para o desenvolvimento turístico do Douro.
A França ocupa a segunda posição no ranking dos países de origem dos turistas que visitam o Norte de Portugal, tendo os seus visitantes um perfil de turista com afinidades com as características patrimoniais, ambientais, paisagísticas e vitivinícolas da região do Douro.
Agostinho Ribeiro, do Conselho de Administração do Museu do Douro, afirmou-se "muito satisfeito" com o resultado desta iniciativa.
"Considero um êxito o facto de termos conseguido reunir, na apresentação realizada quarta-feira ao fim da tarde da Embaixada em Paris, numa cidade onde todos os dias há centenas de solicitações deste género, cerca de 80 operadores turísticos e agentes de viagem", disse.
Agostinho Ribeiro sublinhou que para além deste facto, já de si notável, "foi tão ou mais importante que todos os agentes envolvidos no turismo do Douro se tenham, pela primeira vez, unido nesta tarefa urgente promoção do turismo de qualidade na região".
-
QUEIMADA
DEVIDO A MUITAS QUESTOES E DUVIDAS TOMEI A INICIATIVA
DE PEDIR INFORMAçOES PRECISAS SOBRE A CONSTRUçAO DO CENTRO SOCIAL.
A MINHA INTENçAO é APENAS DE ESCLARECER TODOS OS VISITANTES,E NAO DE INFLUENCIAR
SEJA QUEM FOR ,CADA UM é LIBRE DE TIRAR AS CONCLUSOES .
AQUI NAO SE TRATA DE QUERELAS PRIVADAS MAS SIM DE UM PROJECTO PARA
A TERRA ,PROJECTO ESTE QUE JA SAIU DA TERRA.
APENAS PEçO BOM SENSO,E ACHO QUE COM APOIO DOS FILHOS DA TERRA VAI FAZER COM
QUE SE MELHORE O DIA A DIA DE MUITA GENTE................
E QUE SE TENHA ORGULHO DA TERRA.
CARLOS TEX.
FAZER O BEM COMPENSA
A “Construção de Lar, Centro de Dia e SAD para Idosos do Centro Social e Paroquial de Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão” exige da parte de cada um de nós uma tomada de posição séria e responsável. As obras estão a decorrer é preciso pagá-las.
A construção do edifício com os equipamentos, pronta a abrir, ficará por 1 445 136,72 Euros. O estado vai comparticipar com o montante de 560 231,00 Euros. O Centro Social terá de pagar por si o valor de 884 905,72 Euros. Cada pessoa particularmente dará o que entender de uma vez só ou faseadamente. Estas ofertas irão sendo divulgadas e naturalmente deixarão os oferentes mais à vontade para usufruírem dos serviços da instituição. Todas as ofertas são bem-vindas. De grão a grão…
COMO CONTRIBUIR?
Você pode contribuir com este nosso projeto de diversas maneiras:
Associando-se
Pode tornar-se sócio da Liga de Amigos. Para mais esclarecimentos contacte-nos.
Doando o seu tempo
Pode contribuir voluntariamente prestando serviços gratuitos na sua área de actuação durante o desenrolar da nossa acção. Pode participar nas nossas iniciativas para a angariação de fundos e nas actividades comuns que ao mesmo tempo criarão mais união e comunhão entre todas as freguesias, a fim de cronstruirmos uma verdadeira família.
Criando iniciativas
O Centro Social e a Liga de Amigos apóiam iniciativas que tenham como fim ajudar a nossa acção.
Exemplo: Fazer rifas, leilões, divolgar junto de todos os que poder a nossa instituição e mesmo esta página recomendando aos seus contactos.
Se é emigrante pode criar uma “comissão”, com os seus amigos, aí onde mora e fazer iniciativas e mesmo peditórios e fazendo-nos chegar os respectivos donativos.
Precisamos de arvorizar o recinto. São mais de dois hectares. Precisão-se de plantas de jardim e árvores, sobre tudo oliveiras.
Você ou sua empresa podem contribuir financeiramente, de forma revelada ou anônima.
Estes investimentos sociais são de extrema importância para a promoção e desenvolvimento das nossas terras tão carenciadas.Todos os recursos são escrupulosamente empregados e integralmente nesta obra social.
Se desejar efectuar o seu donativo em dinheiro, poderá fazê-lo das seguintes formas:
Por cheque à ordem de Centro Social Paroquial Queimada.
Por transferência bancária à ordem do Centro Social Paroquial Queimada o NIB 0045 2030 4022436271244 (Caixa de Crédito Agrícola). Neste caso, envie-nos o comprovativo para o nosso email: leonalves71@hotmail.com
Entregue directamente na nossa Instituição ou nas nossas paróquias de Queimada, Queimadela, Tões e S. Romão concelho de Armamar distrito de Viseu.
Caso opte por não vir directamente ter connosco, envie o cheque ou o comprovativo da transferência bancária para:
Centro Social e Paroquial de Queimada
Lugar da Cordasca, nº1
5110 – 456 Armamar
Tlef. 926623948
-
NOTICIAS DA TERRA
A TODOS OS AMIGOS DA TERRA,
FOI NUM FIM DE SEMANA DE OUTUBRO,QUE EM FAMILIA ,VOLTEI A VISITAR QUEIMADA DEPOIS DE DOIS ANOS E MEIO DE AUSENCIA.
CAMINHADAS FORAM FEITAS ENTRE AS ESTREITAS RUAS ,NOS CAMINHOS EM TERRA,ENTRE VINHAS E POMARES.
NOVAS CARAS CONHECI,OUTRAS REVI,VI QUE A VIDA CONTINUA DURA NO NORTE FUSTIGADO PELO FRIO VENTO DO MARAO,MAS QUE é ISSO QUE FAZ RIJA A NOSSA GENTE..........
GOSTEI DE VER COISAS BOAS,COMO INUMERAS CASAS RECUPERADAS
POR FILHOS DA TERRA QUE ASSIM VOLTEM à TERRA O TEMPO DE UM FIM DE SEMANA,OU DE FERIAS,TAMBEM INUMERAS CONSTRUçOES NOVAS,QUE DEIXAM ADIVINHAR O AMOR à TERRA,A IGREJA RECUPERADA COM GOSTO QUE SEJA INTERIOR OU EXTERIOR,NOVAS ESTRADAS FORAM ABERTAS,OUTRAS RECUPERADAS,ACESSOS AS PRINCIPAIS VIAS DE COMUNICAçAO FORAM MELHORADAS O QUE FACILITA O QUOTIDIANO DE CADA UM.
FOI TAMBEM DE APRECIAR UM PEQUENO ENCONTRO COM A SEGUNDA PESSOA MAIS IDOSA DA TERRA,QUE APESAR DA IDADE AINDA VAI AO TERRENO FAZER SEUS PEQUENOS MOLHOS DE LENHA PARA ACENDER A FOGUEIRA QUE NO INVERNO LHE DA CALOR.
INUMEROS ENCONTROS COM PESSOAS QUE CONHECIA VIRTUALMENTE E QUE SEJA NO SABADO,OU NO DOMINGO ANTES E DEPOIS DA EUCARISTIA,OU NA PARTE DE TARDE A VOLTA DE UM CAFEZINHO ,CASTANHAS ASSADAS ,UM TRAçADO E UNS TREMOçOS.AS QUAIS AGRADEçO DESDE JA O ACOLHEMINTO E SIMPATIA,E QUE ALéM DE TUDO DEIXOU-ME ADMIRATIVO POIS VINHAM DE HORIZONTES DIFERENTES,DO PAIS E ESTRANGEIRO-BEM HAJAM.
TIVE TAMBEM O PRAZER DE CONHECER E DAR OS PARABENS PESSOALMENTE à COMISSAO DE FESTAS 2009 PELO TRABALHO DE QUALIDADE QUE FORNECERAM EM PROL DA TERRA.
QUANTO à NOVA COMISSAO VENCEDORA DAS ELEIçOES PARA A JUNTA DE FREGUESIA,MAIS INFORMAçOES SERAO DADAS ASSIM QUE TOMAREM POSSE.
MENOS BOM,SALIENTA-SE O MAU ESTADO DE CERTAS ESTRADAS E CAMINHOS DE UTILIDADE RURAL ,
UMA CRUZ PARTIDA NA CAPELA DE ALéM à VILA QUE Dà Mà FIGURA,
O NAO TERMINAR DOS MUROS DO CALVARIO QUE DEPOIS DE TER SIDO CONSTRUIDO BEM BONITO,EMBORA COM PLACA QUE ACHO UM POUCO PERSONALIZADO DEMAIS,POIS é DA FREGUESIA,OU SEJA DE TODOS ,NAO TEM TIDO O CUIDADO DE MANUTENçAO QUE MERECE,ASSIM COMO CERTOS CONTENTORES DE LIXO A DEITAR FORA.MAS EM MUDANçA DE JUNTA VEREMOS O QUE SERA FEITO,FIZ O CONVITE A MEMBROS QUE VAO ENTRAR BREVEMENTE,PARA AQUI DAREM NOTICIAS DO QUE PENSAM FAZER E DO QUE FERAO PARA MAIS INFORMAçAO E TRANSPARENCIA,VEREMOS SE O CONVITE SERA ACEITE,MAS ESTOU OPTIMISTA POIS A NOSSA CONVERSA PARECEU-ME TER TIDO BOA RECEPçAO.
FUI TAMBEM VISITAR AS OBRAS QUE PARECEM RESPEITAR PRAZOS COM O APELO FEITO REGULARMENTE PELO PRINCIPAL INICIADOR PADRE LEONTINO ,O QUAL PUDE TAMBEM CONHECER PESSOALMENTE.
MUITAS COISAS FICARAM AQUI POR DIZER MAS CREIO QUE MAIS NOVIDADES SERAO AQUI DADAS à MEDIDA QUE ME SERAO TRANSMITIDAS.
POR AGORA AQUI VOS DEIXO COM ESTAS PEQUENAS VISOES PESSOAIS,COM A CERTEZA QUE SEMPRE QUE ESTA PAGINA TIVER A SUA UTILIDADE AQUI ESTAREI.
CONTANDO DESDE JA COM A COLABORAçAO DE TODOS-PARTICIPEM ,NAO HESITEM,ESTA PAGINA é DE TODOS VOS.
APROVEITO PARA AGRADECER TODAS AS PESSOAS PELA SIMPATIA DEMONSTRADA,EM ESPECIAL AO NOSSO COLABORADOR SILVESTRE SANTOS QUE ME MOSTROU CERTOS RECANTOS DA TERRA E HISTORIAS COMO POR EXEMPLO A PEDRA ONDE SE ESTUDAVA NA ESCOLA DOS RAPAZES SEMPRE QUE O TEMPO O PERMITIA.............
TUDO ISTO E MUITO MAIS A DISCUTIR AQUI ENTRE AMIGOS DA TERRA,COM UMA SO IDEIA,ORGULHO NO QUE é NOSSO...... -
FALECEU
A TODOS OS VISITANTES,É COM TRISTEZA QUE COMUNICAMOS MAIS DOIS FALECIMENTOS NA TERRA.TRATA-SE DE ROSA DE JESUS DE 87 ANOS DE IDADE E DE SUA FILHA MARIA ANTONIA JESUS OLIVEIRA DE 53 ANOS DE IDADE,VITIMAS DE DOENÇA PROLONGADA.FORAM A SEPULTAR NO DIA 20 DE OUTUBRO NA TERRA NATAL-QUEIMADA.PARA TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES EM NOME DESTA PAGINA OS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS DE PESAR.
editado por:carlos t. noticia enviada por:silvestre santos
-
MISSA DO IIº ENCONTRA DOS SÓCIOS DA LIGA DE AMIGOS DO LAR DE IDOSOS
TRANSMITIDA PELA TVI
No dia 20 de Setembro realizou-se o IIº Encontro dos Sócios da Liga de Amigos do Lar de Idosos de S. João Baptista transmitido em directo pela televisão.
Ás dez e meia da manhã depois de tudo muito bem preparado saiu o povo em procissão até ao recinto do Lar de Idosos. O povo de Queimadela saiu da sua igreja em procissão com a presidência do Sr. Pe. Tó Zé, Vice-reitor do Seminário de Resende. O povo de Queimada saiu sob a presidência do pároco das freguesias Sr. Pe. Leontino Alves, chegados á rotunda entraram na procissão as populações de Tões e S. Romão com as suas bandeiras e caminharam todos juntos estrada acima até ao recinto cantando e rezando com alegria estampada no rosto.
O mais belo foi o encontro das duas procissões que se incorporaram numa só em direcção ao recinto. Este facto foi muito belo e já se repete pela segunda vez e deixa sempre uma comoção que em algumas pessoas vai até às lágrimas. A união entre as pessoas, é linda e faz bem, dá sentido ao nosso ser cristão e mostra a superioridade das pessoas.
Chegados ao local preparado convenientemente para a celebração da Missa o povo das quatro freguesias e outras pessoas que se quiseram associar a esta festa esperaram pelo sinal dado pelo realizador da Televisão para começar a celebração assim que a transmissão desse inicio.
Ao sinal dado o cântico de entrada começou com a entrada para o altar dos acólitos e os Sacerdotes.
No inicio da Missa o Sr. Pe. Leontino que presidiu à celebração saudou os presentes as autoridades do município e locais que ali estavam presentes, os emigrantes das freguesias e todos os telespectadores que em conjunto pela TVI iriam participar desta festa.
Seguiu-se o acto penitencial com a representação do pecado de Adão e Eva, no Paraíso, quando Eva deu a comer a maçã a Adão. Esta representação foi feita por dois jovens a Cláudia de Queimada e o Xavier de Queimadela. Foi muito original e admirada esta representação pois esta celebração também continha a bênção das colheitas em especial das “maçãs de montanha” de Armamar, associada á Feira das Actividades Económicas de Armamar.
No final do Evangelho um grupo de crianças das quatro freguesias cantou com gestos uma música alusiva ao mesmo evangelho. Foi um momento muito afectuoso e belo da celebração que muita gente gostou.
Na homilia o Sr. Pe. Leontino falou sobre a reunião dos sócios da Liga de Amigos sendo este já o IIº Encontro. Disse que esta obra social respondia às preocupações principais que encontrou ao chegar a estas paróquias a desertificação e os idosos em maior número nas freguesias. Assim com esta obra fixa-se a população criando-se postos de trabalho e cria-se uma necessária e desejada assistências aos idosos e deficientes. Referiu o abandono das terras do interior do país dizendo que aqui chaga tarde o que já necessitamos há muito tempo apelando às autoridades para nos ajudarem. Falou ainda aos agricultores, cujas maçãs iria benzer nesta celebração, para pedir a bênção e protecção de Deus.
Escusado será dizer que deste modo se proporcionou uma ocasião extraordinária de divulgação da “maçã de montanha” do nosso concelho. Terminou a homilia apelando a todas a pessoas das quatro paróquias em especial aos colaboradores e são muitos, para que pondo de lado todas as rivalidades invejas como diziam as leituras, se desse dar lugar a uma vida nova como verdadeiros cristãos, porque da união e do amor é que saem as boas obras, como este Lar que estamos aqui a construir.
Depois do foi realizado com a participação das quatro paróquias um ofertório solene onde foram trazidos ao altar os símbolos das terras, os frutos, etc. O coro da Liga de Amigos formado pelos sócios voluntários das quatro paróquias era constituído por mais de 50 elementos e foi dignamente ensaiado pelo nosso colaborador e sócio Professor de música Rodrigo Batina. Fez uma execução extraordinária deixando um alargado elogio em todos os que participaram na Missa quer no local quer pela televisão. Com trabalho dedicação e amor tudo se faz e Deus é que nos agradece.
No final da Missa que já ia longa fez-se imediatamente o 8º Dia programa que a TVI emite logo a seguir à Missa todos os Domingos neste caso em directo o que exigiu grande rapidez para todos os intervenientes em se prepararem. Foram feitas algumas entrevistas as possíveis pois eram para falar mais gente mas não deu tempo. E ainda deu para o Rancho Folclórico da Liga de Amigos actuar e fazer a sua estreia com duas músicas.
Terminada a transmissão estávamos todos satisfeitos por termos cumprido o nosso objectivo trazer a televisão para divulgarmos a nossa Instituição as nossa terras e o nosso concelho. E a ver pelas audiências correu muito bem, segundo informação da TVI foi uma das mais altas. A satisfação é geral.
Que Deus nos ajude agora a fazer a obra com rapidez e bem, e que se possa arranjar o máximo de dinheiro para que a divida ao banco não seja muito alta, e assim o futuro seja mais garantido. Contamos com todos cada vez mais unidos e empenhados
-
LISTA CANDIDATOS J.FREGUESIA QUEIMADA

PSD
Horacio Teixeira Igreja
António Santos Leitão
David Alexandre Pinho Cardoso
António Pedro Alves Cardoso
Cidalina Maria Teixeira Paiva Marques
Maria Manuela Pereira Teixeira Pinto
Jõao Cardoso Oliveira
Angelina Maria Ferreira Nogueira
Jaime Teixeira Igreja
Orlando Cardoso Dos Santos
Manuel Das Dores Cardoso
Miguel Ângelo Santos Lopes
José Santos Pulga
Maria de Fátima Teixeira Medeiros
CDU
Orlando Gouveia Fonseca
Eduardo Andrade Rocha
Jósé Rocha Igrja
Joaquim De Jesus Ferreira
Beatriz Maria Friães Teixeira
Paulo Rui Oliveira Dos Santos
Avelino António Fonseca Cardoso
Jõao Manuel Da Silva Guedes
José Manuel Fonseca Paiva
Vítor Filipe Dos Santos Cardoso
Daniel Santos Cardoso
Manuel António De Gouveia Cid
Alexandre Paulo Duarte PintoAGRADECIMENTO A DAVIDE CARDOSO PELA INFORMAçAO
-
Vindimas no Douro 2009
Nesta altura do ano, a região do Douro atinge o ponto máximo de beleza e animação turística.
Está na altura da apanha da uva, para produzir o Vinho do Porto - Vindimas no Douro.
oAs Quintas do Douro dão aos visitantes a possibilidade de participar nas Vindimas, directamente nas vinhas, podendo depois acompanhar a produção do Vinho do Porto em todas as fases do processo.
Este contacto directo com a terra permite compreender melhor a singularidade e carácter especial do Vinho do Porto, e também porque é que as Vindimas no Douro são únicas no mundo.
o
o
Desde sempre, no Douro, a apanha da uva é feita manualmente, sem qualquer recurso a máquinas.O declive acentuado das encostas do Douro obriga a que os socalcos sejam produzidos pelo homem de modo a permitir a plantação das vinhas, sendo depois a Vindima totalmente manual.
o
oA produção de um Vinho com características tão especiais, baseado exclusivamente no esforço de centenas de homens e mulheres torna este produto digno de admiração e as Vindimas no Douro reconhecidas e admiradas mundialmente.
o
oA complementar tudo isto, estas actividades oferecem uma forte componente gastronómica.

Durante o dia, ou dias, em que decorre esta experiência, também pode usufruir de almoços, jantares e piqueniques tradicionais, provando os pratos e vinhos típicos do Douro.
o
A paisagem do Douro é tão surpreendente como tudo isto. Por extensões de Kms reina uma paz e tranquilidade à qual é impossível ficar indiferente. Quase como se o nosso metabolismo abrandasse entrando em sintonia com a natureza circundante.
o
Os miradouros que existem por todo o vale do Douro oferecem vistas fantásticas das encostas repletas de vinhas, que descem vertiginosamente para as águas do Douro, que corre silenciosamente lá ao fundo.o
Não perca a oportunidade de presenciar e viver esta experiência única.
o
-
Gripe A: medidas de prevenção individual
Eis o que recomenda o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e o Ministério da Saúde recomendam para se proteger da Gripe A.
Até agora, o vírus da gripe A (H1N1) tem manifestado baixa virulência – a mortalidade a ele associada tem sido menor que a da gripe sazonal –, mas, como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar. Tal como o da gripe comum, o vírus da gripe A transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.
Por isso, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e o Ministério da Saúde recomendam as seguintes medidas de protecção individual:- Evite o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe – febre, tosse, dores de garganta, dores no corpo ou musculares, dores de cabeça, arrepios e fadiga; mantenha-se, pelo menos, a um metro de distância.
- Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel – que deverá depositar no lixo, de imediato – ou com o antebraço; nunca com as mãos.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão – lembre-se de que uma lavagem correcta deve durar, pelo menos, 20 segundos -, ou, em alternativa, com toalhetes à base de álcool.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto com superfícies e/ou objectos contaminados é uma forma de transmissão frequente.
- Limpe frequentemente as superfícies e objectos mais sujeitos a contacto manual muito frequente (como, por exemplo, as maçanetas das portas, corrimãos, telefones, computadores) com um produto de limpeza comum.
Lembre-se de que o cumprimento destas indicações é igualmente importante no que respeita às crianças. Ensine estes cuidados aos seus filhos.
As medidas indicadas são aplicáveis, sem excepção, a todas as pessoas e a todas as situações. Seja em viagem (a Organização Mundial de Saúde e o ECDC têm referido que não há necessidade de restringir oficialmente as deslocações das pessoas entre países), seja em locais públicos. -
PROVERBIOS DE AGOSTO
- Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
- Em Agosto, antes vinagre do que mosto.
- Em Agosto, nem vinho nem mosto.
- Em Agosto, Sardinhas e mosto.
- Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva.
- Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
- Não é bom o mosto colhido em Agosto.
- Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear.
- O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
- Por Santa Maria de Agosto repasta a vaca um pouco.
- Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.
- Quando chove em Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
- Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha.
- Quem não debulha em Agosto, debulha com mau rosto.
- Sê em Agosto cuidadoso e aguilhoa o preguiçoso.
- Se queres ver o teu marido morto, dá-lhe couves em Agosto.
-
FALECEU
FALECEU ESTA MANHA NA CIDADE DO PORTO O SENHOR MIGUEL DA SILVA FRIÃES VICTIMA DE DOENçA PROLONGADA. NASCIDO EM .1952 EM QUEIMADA ,AINDA NOVO IMIGROU PARA A CIDADE INVICTA NA PROCURA DE UMA VIDA MELHOR MANTENDO SEMPRE O CONTACTO COM A TERRA ONDE INCLUSIVE TINHA ACABADO DE RECUPERAR UMA RESIDENCIA EM VISTA DE PASSAR ASSIM MAIS TEMPO NA COMPANHIA DOS SEUS.MIGUEL é TAMBEM IRMAO DE ISILDA DOS SANTOS,ESPOSA DO NOSSO FOTOGRAFO SILVESTRE SANTOS,E FAMILIAR DE VISITANTES ASSIDUOS DESTE PONTO DE ENCONTRO
EM NOME PESSOAL E DESTA PAGINA AQUI DEIXO OS MAIS SINCEROS PESAMES A TODA A FAMILIA E AMIGOS.
O FUNERAL REALIZA-SE AMANHA TERçA FEIRA DIA 4 ,EM QUEIMADA ONDE SERA SEPULTADO.
A despedida é um momento de tristeza , em que corações se preparam para viver uma saudade.................
-
FESTAS 2009
por Angelina Nogueira
Os arcos iluminados e as bandeiras que engalanaram a nossa freguesia são sinal da festa que tomou conta de toda a gente, neste ano memorável em que um grupo de mordomos corajosos se envolveram numa tarefa nem sempre fácil fazer as festas de S. Pedro e S. Paulo. Vivemos este ano o ano dedicado a S. Paulo por isso, a festa veio mesmo a calhar e foi uma digna homenagem a um grande santo da história da igreja. A Eucaristia acompanhada pela Banda de Música de Gouviães e presidida pelo nosso pároco foi com a magnifica procissão um momento mais alto da festa ao nosso Padroeiro S. Pedro no Sábado dia 4. O pregador Sr. Padre Manuel Leal exaltou o valor do santo e lançou a todos um desafio de santidade. O Sr. Presidente da Câmara Sr. Hernâni Almeida com o Sr. Vice-Presidente Sr. João Paulo e o Sr. Presidente da Assembleia Sr. Dr. Campos foram uma presença que muito dignificou a nossa festa manifestando, assim a sua amizade e amor a Queimada, o povo agradece.No Domingo foi um dia mais dedicado a S. Paulo a Eucaristia ainda foi mais participada e o pregador o Sr. Padre José Fernando fez uma grande reflexão sobre a vida de S. Paulo e até deixou um desafio aos jovens para tal como o santo assim eles seguirem a Cristo. A procissão a passar pelo Cotinho, que coisa linda, a procissão, um dia por um lado outro dia por outro, foi como dois braços a abraçar todo o povo. Os foguetes foram anunciando bem alto e com bom ritmo o desenvolver da festa que desde Sexta-feira com o baile magnífico até ao baile de Sábado e Domingo foram progressivamente mais frequentados e animados até o Sr. Padre ajudou. Foi mesmo lindo ver o povo a fazer um franco convívios com animação, com “rodas” que animou a todo o povo que ali se encontrava. Houve mesmo quem disse-se que teve mais gente que o S. João em Armamar. Mas o que foi realmente magnífico foi a marcha que mais de meia centena de pessoas levou a efeito. Foi um momento de grande festa e alegria que percorreu as ruas da freguesia quer no sábado quer no domingo. Nunca se viu coisa assim, fez lembra os velhos tempos da Srª D. Micas. Queimada mostrou como quando se une e quer pode fazer coisa lindas uma palavra de parabéns para os ensaiadores Srª Fátima Medeiros e o Carlos Félix e para o Sr. Padre Leontino Alves que apadrinhou a Marcha. Nunca se viu o povo tão unido e com tanta alegria parabéns aos mordomos e a todos os que contribuíram com as suas ofertas e sobretudo com o seu trabalho para que tudo corresse bem. Viva Queimada! -
por António Monteiro
AS OBRAS NO LAR DE IDOSOS
As obras do Lar de Idosos continuam a decorrer, esperamos que aquando da vinda da TVI já estejam a bom ritmo. Esta obra durará 24 meses, tempo previsto para a sua conclusão. As Freguesias envolvidas estão a desenvolver um peditório à população, todos estão convidados a participar, pois todos seremos beneficiados por ela principalmente os idosos e deficientes. -
ADEGA DE S.ROMAO ASSALTADA
Mais de dois mil euros, três cheques no valor de 1500 e os danos materiais na adega, foi o resultado de um assalto realizado à Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar. Um furto que,no entender do presidente, "foi feito por quem sabia, porque levaram o cofre e nada mais"
O furto foi realizado durante a noite, na Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar, de onde levaram o cofre que estava cravado na parede e que continha dinheiro e cheques.
"Foram dois mil euros em dinheiro e três cheques, no valor total de 1500 euros, que nos levaram, fora oprejuízo do cofre em si e dos danos que causaram", explica o presidente dadirecção da adega cooperativa, José Carlos Ferreira.
Segundo o responsável, o cofre estava dentro do escritório e fixado na parede e não se encontrava visível."É um cofre pequeno, 50 por 50 mas, como estava cravado na parede, ainda tiveram algum trabalho para o retirar. No meu entender, quem fez isto tinha desaber que o dinheiro estava no cofre e onde é que ele estava, porque não era visível, estava estrategicamente colocado dentro de um armário", adianta.
José Carlos Ferreira conta que a adega tem um seguro mas, "não cobre o prejuízo em dinheiro, só o material". "Não percebo o porquê mas, há uma pequena cláusula no contrato que diz que o seguro não paga dinheiro e, portanto, só conseguimos que seja pago o arranjo das destruições provocadas por quem assaltou".
A queixa foi apresentada à GuardaNacional Republicana, mas o presidente não está muito confiante quanto aodesfecho da investigação.
"Eu já nem tenho receio queo processo seja arquivado, eu já quase tenho a certeza de que vai ser, porque é o que acaba por acontecer, como muitas situações semelhantes a esta.Infelizmente".
-
CANDIDATOS CAMARA MUNICIPAL ARMAMAR
O social-democrata, Hernâni Fonseca, presidente da Câmara de Armamar há 16 anos é novamente o candidato do PSD à presidência daquele concelho.O candidato defende que nos últimos quatro mandatos o executivo camarário fez muito pelo concelho. Os mais de cem quilómetros de caminhos rurais para o apoio à agricultura e a recuperação do edifício dos paços do concelho são algumas das obras que o autarca realça.No próximo mandato o autarca espera concretizar o projecto do centro escolar e da construção de um auditório. Hernâni Fonseca considera ainda essencial a ligação de Armamar à A24 e a Tabuaço.O concelho de Armamar, com 7231 eleitores, é liderado há 24 anos pelo PSD.Pelo Partido Socialista concorre o professor de literatura Américo Moreira. O candidato reconhece que tem pela frente uma batalha difícil. O socialista pretende dar um novo impulso ao concelho e tem como prioridade o turismo, a captação de novos investidores e a fixação das camadas mais jovens.O CDS-PP leva a votos Manuel Carvalho
-
S.PEDRO/S.PAULO 2009-editor:c.tex fotos:silvestre santos
FOTOS DA EDIçAO 2009 DAS FESTAS DE S.PEDRO E S.PAULO-EDIçAO E DESIGN-CARLOS TEX(SUISSE),FOTOS-SILVESTRE SANTOS(QUEIMADA)
Assim se terminaram as festas em honra de S.Pedro e S.Paulo 2009 com a famosa tradição do adeus dos ramalhos e o espetacular grupo costa verde,que assim fecharam as festas.
Não esqueçendo de deixar aqui um grande obrigado á organização das mesmas, pelo trabalho feito ao longo do ano que não foi facil ! para que tudo estivesse ao Top neste dia. Como assim o Padre Leontino pela participação e o seu passo de dança,e aos filhos desta terra que nela participaram.
aqui deixo estas fotos para os nossos imigrantes terem o cheirinho da terra e das festas aqui o meu abraço para eles.
Silvestre Santos




