Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • festa da castanha-stand c.catolica portuguesa de martigny

    ja esta em linha o album do stand da c. catolica portuguesa de Martigny que com muita dedicaçao e esforço animaram o stand que com mais de uma tonelada de castanhas assadas ,dois leitoes no espeto e mais especialidades culinarias do nosso pais angariaram fundos para o coro e as diversas acçoes e actividades.

    muitos destes voluntarios sao conterraneos e das aldeias vizinhas.

    bem hajam.

  • Milhares de pessoas imbuídos de fé - Lamego

    sans-titre.pngA romaria de Nossa Senhora dos Remédios é a romaria das romarias, manifesta-se em todo o seu esplendor.
    É considerada por ser a maior e o mais colorido evento religioso e cultural com forte tradição e amplo reconhecimento a nível nacional e até estrangeiro, pois atrai milhares de pessoas, mostrando dignidade e testemunho de fé há "Nossa Senhora dos Remédios".No dia 8 veem-se milhares de visitantes uns subindo e outros descendo a sumptuosa peça de ourivesaria o respetivo escadório. Sendo este o único em Portugal, chegando há "Senhora" com fé, expressa nas mãos que se tocam, segurando terços, ou nos olhares de devoção e outros cumprindo a sua promessa. Por volta dás 15 horas do dia 8 as artérias da urbe estavam já completamente a rebentar pelas costuras para admirarem a "Majestosa Procissão do Triunfo" de rara beleza, simultaneamente imponente e delicada, saindo por volta dás 16 horas da Igreja das Chaga até à Igreja da Santa Cruz, um percurso de duas horas. Esta procissão é a única do Mundo, que tem uma autorização especial do Vaticano em que se pode ver os cincos andores puxados por juntas de bois, centenas de quadros da fé cristã incorporaram-se imbuídos de fé.O que mais impressionou naquela imensa multidão foi o colorido inigualável transmitido pelas pétalas de flores que atiravam pelas janelas e varandas compostas por colchas ao longo do percurso quando passava a procissão com o andor da "Senhora", surgia uma "explosão" de cor e de alegria, mostrando a dignidade e testemunho de fé, por iniciativa das pessoas. Atrás do pálio seguiam as autoridades com um aspeto tisnado, pessoas convertidas, à ultima hora, sendo convidadas pela irmandade e em seguida três pelotões dos bombeiros voluntários que foram ovacionados por todo o percurso pela compacta multidão prestando uma homenagem a todos os bombeiros falecidos. Notei naquela gente uma expressão de respeito e de amor quando batiam as palmas.Quero realçar que o principal responsável ex-tesoureiro da anterior irmandade que foi destituída em Janeiro presente pelo Sr. Bispo - Sr. Joaquim Alves, colocou no evento tornando-o grandioso, sendo brilhante, tribuno raro, com uma personalidade fora do comum, que consegue perceber e até mesmo antecipar acontecimentos e situações que mais ninguém tem capacidade de percecionar. Muitos visitantes, e não só, sussurravam: como é possível o “Hotel Parque”, referência do travo da gastronomia desta região, estar fechado sem se saber as razões palpáveis e credíveis, o escadório, e o manto verde quase desnudado se encontram num estado tão degradado? É deprimente ver…!!!
    A visão da classe dirigente não consegue preservar um legado patrimonial e singular.

    Por Viriato Lemos