Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Colisão mata autarca

    Dá impressão de que nem um comboio fazia aquilo." O desabafo, de um morador de Folgosa, concelho de Armamar, ilustra bem a violência do choque que provocou a morte ao presidente da junta de freguesia local, na sexta-feira à noite. O carro do autarca foi abalroado num cruzamento da EN222 e ficou irreconhecível. Só na noite de sexta para sábado, registaram-se três vítimas mortais nas estradas do País.

    7001112_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$03f45bca-34c9-43a2-a5bd-5917ab396f0a$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

    José Maximiano da Costa Catarino, 48 anos, dirigia-se para a empresa Subvidouro, para cumprir mais um turno da noite. Às 23h50, quando entrou no cruzamento de Folgosa com a EN222, o Peugeot 207 que conduzia foi abalroado por um BMW. A força do impacto foi tão forte que o carro do autarca "foi projectado entre 20 a 25 metros e ficou entalado entre a árvore e um muro", disse ontem ao CM Augusto Azevedo, cunhado da vítima, adiantando que "os bancos do pendura e do condutor ficaram reduzidos a um, onde mal cabia uma pessoa". José Catarino, que fazia 49 anos amanhã, teve morte imediata. O condutor do outro ligeiro, de 29 anos, residente em Pinhel, sofreu ferimentos graves e foi transportado ao Hospital de Vila Real, assim como a rapariga que o acompanhava na viatura, que apresentava ferimentos ligeiros.

    O alegado excesso de velocidade do BMW e a perigosidade da estrada naquela zona levaram à exaltação de alguns populares nos momentos que se seguiram ao acidente.

    "Há muitas famílias de luto e é natural que as pessoas se revoltem. É preciso fazer qualquer coisa para melhorar a sinalização e travar esta tragédia", alertou Augusto Azevedo.

    José Catarino era muito estimado no concelho, em particular na freguesia de Folgosa, onde dirigia os destinos da junta há dois mandatos consecutivos, liderando uma lista de independentes. Deixa órfã uma filha de vinte anos.

  • proverbios de março

    Em Março, cada dia chove um pedaço.

    Em Março, tanto durmo como faço.

    Entre Março e Abril o cuco há-de vir.Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir.

    Janeiro geoso, Fevereiro nevado, Março frio e ventoso, Abril chuvoso e Maio pardo, fazem o ano abundoso.

    Lua cheia em Março trovejada, trinta dias é molhada.

    Março chove cada dia o seu pedaço.

    Março, marçagão, manhã de Inverno, tarde de rainha, noite corta que nem foicinha.

    Março pardo e venturoso traz o ano formoso.

    Março, tanto durmo como faço.

    Vento de Março e chuva de Abril, vinho a florir.

    Vinho que nasce em Maio, é para o gaio; se nasce em Abril, vai ao funil; se nasce em Março, fica no regaço.

    O enxame de Março mete-o regaço.

    Páscoa em Março, ou fome ou mortaço.

    Poda em Março, vindima no regaço.

    Podar em Março é ser madraço.

    Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz.

    Quando Março sai ventoso, sai Abril chuvoso.

    Quem não poda em Março, vindima no regaço.

  • DIA MUNDIAL DO DOENTE-QUEIMADA

    No dia 11 de Fevereiro, festejamos no nosso lar o dia Mundial do Doente. A festa deu início, pela ma-nhã, com a recepção dos utentes do lar de Cambres. Logo de seguida, prosseguimos com a celebração eucarística presidida pelo Monsenhor Bouça Pires e pelo Padre Leontino Alves, cele-bração abrilhantada por um grupo coral composto pelos voluntários do lar de S. João Baptista. O ponto mais alto desta celebração foi, a Santa-Unção, que todos os doentes receberam com muita fé e emoção.

    Após a eucaristia tivemos um almoço/convívio com a presença de, aproximadamente, 100 pessoas. Depois do almoço veio uma tarde recreativa, muito animada, onde os nossos idosos apresentaram alguns dos seus dotes, com por exemplo, a Banda S. João Baptista. Os utentes do lar de Cambres presenteou-nos com um repertório bem elaborado e muito alegre, desde o teatro à música, não dei-xaram que a animação faltasse. O grupo dos voluntários, do nosso lar, também participou nesta tarde de festa, com músicas populares.

    Decorrido o lanche, foi a hora da despedida, a alegria que os visitantes levavam e a vontade de voltar era contagiante. Foi uma tarde muito bem passada, cheia de boas emoções e bastante enriquecedora, espero que todos tenham aproveitado e que a relembrem por muito tempo. Até uma próxima vez!

    SONIA TEIXEIRA