Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • NOVO SERVIçO DISPONIVEL TAMBEM PARA QUEIMADA

    BOM DIA A TODOS,

     

    FOI COM AGRADO QUE ENCONTREI UM NOVO SERVIçO QUE ESTA AGORA DISPONIVEL PARA A FREGUESIA DE QUEIMADA.

    As ocorrências a reportar, podem incluir as mais variadas situações, desde entraves nas vias de circulação, falhas na sinalização, rupturas nas redes de água e saneamento, avarias na iluminação pública ou mesmo problemas de cariz social. Por sua vez, os cidadãos têm acesso ao ponto da situação dos casos denunciados e serão informados através de e-mail assim que a ocorrência for solucionada.

    NAO CONHEçO A QUALIDADE DESTE SERVIçO,MAS O FACTO DELE EXISTIR Jà ME PARACE UMA BOA COISA,POR ISSO SE ALGUEM TIVER INFORMAçOES ACERCA DO MESMO DIGAM ALGUMA COISA.

    BASTA CLICAREM NO LINK PARA ACEDEREM DIRECTAMENTE,UTILIZEM E DIGAM ALGUMA COISA

    SERVIçO A MINHA RUA

    CARLOS TEX

     

  • LEMA DO LAR DE IDOSOS E INSTITUIÇÃO:

     

    "UNITATE ET CARITATE"

    Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

     

           Unitate et caritate são duas palavras carregadas de significado que ficarão para sempre gravadas na fachada principal do nosso Lar de Idosos. Este Lema escolhido pela Direcção do Lar e da Liga de Amigos quer significar como o latim indica unidade e caridade. Unidade quer das cinco Freguesias, quer das pessoas que as constituem.

           A união entre os povos é o maior sinal de cultura e evolução de mentalidades. “A união faz a força”. E sem união nada se faz. Unidos somos capazes de realizar coisas lindas. Separados não valemos nada. União é verdadeira religião. Não somos filhos do mesmo Deus?

           Como não devemos viver os mesmos ideais e contribuir para as mesmas soluções já que os problemas são comuns? Unidade é amor. O Amor vem da união. Foi resultado do amor e da união entre as pessoas que surgiu esta obra social. Esta casa terá na sua entrada este lema para nos lembrar sempre que foi da união e do amor que nascemos e será da união e do amor que sempre viveremos. E só assim cumpriremos os desígnios de um ideal com futuro.  
     

      

    Direitos e deveres dos idosos residentes numa Instituição  

     

       

     

          O residente tem direito a: Obter a satisfação das suas necessidades básicas, físicas, psíquicas, sociais e espirituais; Ser respeitado na sua individualidade e privacidade; Ser respeitado nas suas convicções políticas e religiosas; Participar em todas as actividades do Lar, de acordo com os seus interesses e possibilidades; Beneficiar de um período de férias anual; Obter apoio na gestão do seu pecúlio e outros rendimentos, se necessário.

        O residente deve: Observar o cumprimento das normas expressas no Regulamento Interno do Lar, bem como de outras decisões relativas ao seu funcionamento; Participar, na medida dos seus interesses e possibilidades, na vida diária do Lar, numa linha de solidariedade e de manutenção de uma vida activa; Comparticipar mensalmente nos custos da sua manutenção, de acordo com as tabelas de comparticipação em vigor;

        “O lado grandioso de envelhecer está em não perdermos todas as outras idades em que vivemos”. 
     
     
     
     
     
     
     

    O IDOSO É O CENTRO DA NOSSA ACÇÃO

     

       Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

     

    Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

     

     

     

      A pessoa idosa é merecedora de toda a nossa atenção e cuidados. Tratar de um idoso estar atento às suas limitações e dificuldades é uma missão nobre e de valor inestimável. O idoso precisa de atenção, de tempo para o ouvir precisa de saber que gostamos dele; que ele é o centro da nossa atenção. O idoso precisa sobretudo que andemos ao seu ritmo que pensemos ao seu ritmo, que tudo seja feito ao ritmo das suas necessidades. Não podemos levar um idoso pela mão e querer que ele caminhe tanto como nós; é muito penoso ver um idoso a fazer um esforço imenso para acompanhar quem o estar a ajudar. Será muito útil saber que cada idoso tem o seu ritmo e a sua maneira de ser ajudado. É muito importante conhecermos bem o idoso para podermos fazer um serviço adequado e eficiente em conformidade com cada caso específico.

      Ser idoso é um privilégio, ser idoso é sentir a vida na sua plenitude. O idoso vive o presente com as memórias do passado, sem se preocupar com o futuro. Tratar bem a pessoa idosa respeitando o seu passado e as suas memórias como um património precioso é uma arte e uma missão de todos os agentes da terceira idade.

      Como diz Séneca:Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres”. Como diz o povo “prolongar a juventude é desejo de todos desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos.  
     
     
     

    MENSAGEM DE UM IDOSO

    * Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...

    * Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...

    * Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é  escasso, ajude-me com paciência...

    * Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...

    * Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...

    * Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...

    * Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só  dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...

    * Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...

    * Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...

    * Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...

    A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... Um pouco...

    Do muito que te dei um dia!

    (Desconheço o Autor)

     
     
                        VAI ABRIR A CATEQUESE NAS NOSSAS PARÓQUIAS.

      

    Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

     

     

       A catequese é a educação da fé das crianças que corresponde o ensino da doutrina cristã. 

      A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, considerados separadamente, mas de todos os baptizados, embora alguns tenham uma responsabilidade especial. O ensinamento da comunidade é testemunhal: “A primeira forma de testemunho é a própria vida do missionário (do catequista), da família e da comunidade eclesial, que torna visível um novo modo de se comportar” (RM, 42) g) A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. A Catequese é Boa Nova e constitui um grande tesouro que contribui para o enriquecimento da pessoa e da sociedade.  

      A catequese é muito importante para o futuro dos nossos meninos. Por isso, devemos tudo fazer para que nenhuma criança deixe de participar assiduamente nas aulas de catequese. É do seu futuro que se trata. Numa Paróquia se a catequese vai bem, tudo vai bem; se a catequese vai mal, tudo vai mal. Parabéns ao trabalho voluntário de tantas catequistas e aos pais responsáveis que tudo fazem para que os seus filhos não faltem e assim preparam o seu futuro podendo deste modo terem filhos melhor preparados para o futuro.

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

       A Política Social face às pessoas idosas

     
     

      Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

      O Lar de Idosos, foi durante décadas, a única resposta social, cuja utilização exigia a institucionalização do idoso, que ali se mantinha geralmente até ao fim da sua vida. Actualmente existem outras respostas sociais, tais como os centros de dia e de convívio, serviços de apoio domiciliário e, mais recentemente, o acolhimento familiar.

      Portanto, de acordo com dados da Direcção Geral de Acção Social, verifica-se uma evolução gradual do número de equipamentos sociais e serviços no período compreendido entre 1991 e 1998, particularmente no sector dos serviços (Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centros de Convívio) com incidência nas respostas Apoio Domiciliário e Centro de Dia, cujo crescimento rondou os 27,8%, destacando-se assim a preferência quer dos promotores, quer dos utentes, por este tipo de resposta social.

     

      Fonte: Direcção Geral de Acção Social (DGAS)

  • ULTIMAS DA TERRA

     

    SITUAÇÃO ACTUAL DAS OBRAS 

     

    Neste momento as obras estão a decorrer a bom ritmo. Estamos a caminhar para o fim este mês será o mês decisivo para a conclusão das obras e para a resolução dos problemas para as licenças de abertura.

    Dentro do edifício estamos a colocar já as portas e a dar o último retoque nas pinturas. As mobílias já chegaram algumas outras já se encontram em armazém a aguarda a conclusão das últimas obras. A electricidade tem sido o que tem dado mais trabalho mas graças a Deus parece que ainda esta semana teremos a ligação finalmente à rede pública. O Gás esta semana já foi ligado só falta encher o depósito e começarmos a fazer as refeições naturalmente de pois de ser ligada a água que também está para breve talvez ainda esta semana. 

    Nos exteriores os esgotos e as canalizações focam prontas esta semana depois é só colocar os lancis e meter o alcatrão. A pintura exterior vai também começar muito em breve.  E assim a obra chegará lá para o fim deste mês ao seu termo. 

    Gostaria daqui lançar um apelo a todos os agentes intervenientes nestas obras e nas licenças para que ajudem e não deixem de fazer com boa vontade tudo o que estiver ao seu alcance para que possamos abrir portas o mais rapidamente possível. Os nossos velhinhos agradecem.

    A Direcção da Instituição

     

    OS NOSSOS IDOSOS MERECEM TUDO

     A minha maior preocupação são os idosos que cada vez mais precisão de apoio e atenção. Por esta razão, desde que sou pároco destas terras, que adoptei como “a minha terra”, a prioridade da minha acção como pároco, têm sido as pessoas da terceira idade. Foram diversas as iniciativas que tenho levado a cabo para trazer uma nova esperança e alegria à vida dos nossos idosos.

    A maioria da população é idosa, todos os dias as elas são as que mais se relacion comigo quer no dia-a-dia, quer nas celebrações litúrgicas. Por isso, não é de admirar que sejam os idosos o alvo principal da minha acção como “pastor” ao serviço de Deus que me deu esta vocação de servir o próximo. A criação de um Lar de Idosos tem como missão principal ajudar a dar uma vida melhor aos nossos idosos, no resto da sua vida, e igualmente criar postos de trabalho, também eles muito importantes. 

    Desde à muito que fazemos actividades especificas para os idosos. A principal foi a criação de um grupo de Visitadores dos Doentes que têm feito um trabalho magnífico sempre sobre a orientação e incentivo do pároco. Basta ir ver a página da internet das nossas paróquias para vermos as actividades desenvolvidas. Sentimos muito orgulho do trabalho realizado e queremos continuar a realizar para com os doentes e idosos, aliás agora com outras condições com a construção do Lar de Idosos.

    O Lar de Idosos vem assim ajudar a acção pastoral das paróquias em todos sectores, quer para as crianças, quer para os jovens, mas principalmente para os idosos e doentes.

    Dentro em breve podemos assistir a uma verdadeira viragem na acção pastoral destas quatro paróquias com a abertura do Lar de Idosos. O Lar de Idosos vai ser um marco para o futuro. A vida social, cultural, religiosa, e económica das nossas terras eram uma coisa antes da existência do Lar de Idosos e serão outra depois da abertura desta casa. Nasce aqui uma nova esperança uma nova era. Que Deus nos ajude como tem ajudado a fazer sempre o melhor que sabemos e podemos para um futuro melhor das nossas terras.

    Pe. Leontino Alves

     

     

     

  • NOVA LOJA GOURMET,ARMAMAR

    Foi inaugurada a nova loja Gourmet de Armamar, está instalada no Posto de Turismo e permite aos visitantes e interessados ter acesso a um conjunto de produtos do artesanato e gastronomia de Armamar, aberto diariamente entre as 9 e as 18 horas. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a loja Gourmet abre as portas com o objectivo principal de dar resposta a todos os visitantes que pretendam adquirir os produtos chave de Armamar: os vinhos, a maça, os queijos, as compotas, entre outros. Esta iniciativa surge numa altura em que a Câmara Municipal está a preparar a Feira da Maça a decorrer nos próximos dias 23 e 24 de Outubro. Neste evento vão estar representados para além da maça também os vinhos Durienses, o cabritinho, os enchidos, o artesanato e todo o conjunto de actividades económicas que caracterizam o Município.

  • NASCIMENTO

    UMA PEQUENA NOTA PARA DAR AS BOAS VINDAS A ANGELLE,FILHA DE CATARINA E DE LUIS SANTOS SILVA,CATARINA QUE COMO EU TEM UMA COSTELA EM QUEIMADA POIS SUA MAE E FAMILIARES SAO ORIGINARIOS DA TERRA.

    angelle.jpg

    NASCIDA A 28 DE SETEMBRO EM AIGLE NA SUIçA .AQUI FICAM OS VOTOS DE MAIORES FELICIDADES PARA OS PAIS EM NOME PROPRIO E DESTA PAGINA.