Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

por:Marlene Silva

3411044323_69506c5672_o.jpg

Quando era pequena passava as minha férias em Queimada com a minha Tia Tina(Diamantina de Jesus) e com o meu Tio Pim (Delfim Igreja) quando ia com eles para campo ao chegarmos ao Serradoiro e Ladairo  e encontrávamos aquela paisagem maravilhosa, a minha tia contava-me sempre a historia dos 7 irmãos .
LENDA ANTIGA DE S. DOMINGOS DE QUEIMADA

Quando por aqui passaram as hostes romanas de Trajano que acamparam no Castro de S. Domingos, um chefe militar ou lugar-tenente raptou, à passagem por Queimada, uma linda rapariga por quem se apaixonou. Procurou convencê-la a segui-lo para o acampamento. Renitente, acabou por ir à força.

A moça tinha sete irmãos que tentaram, em vão, defender a honra da rapariga. Presos, foram degolados. Um deles, segundo a lenda, terá sido o primitivo S. Domingos em honra do qual foi erguida a ermida, no alto do monte do mesmo nome que na altura pertencia ao termo de Queimada, e de onde se avistam os restantes seis irmãos, todos santos e cada um com a sua ermida, aquém e além Douro, como é o caso de S. Leonardo de Galafura.


Da sua família que nunca os esquecerão.

Marlene Silva

Commentaires

  • Também ouvi contar esta lenda quando era rapaz, e gosto muito
    dela. Em todo o caso, tenho escrita a História do Monte de S. Domingos, segundo alguns dados que consegui reunir.
    Se quiser, posso enviar-lha, já que parece ser alguém que aprecia esse tipo de coisas.
    Manuel Igreja

  • Pode enviar-me então. Gosto muito destas histórias.

  • Desculpe pelo atraso, mas somente agora vi o seu pedido. Para lhe enviar o texto, por favor mande-me o email para onde o devo mandar.
    O melhor será enviar-me um email para : manueligreja@sapo.pt, pois assim fica registado o seu.

    Manuel Igreja

Les commentaires sont fermés.