Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • PROVERBIOS DE....

    Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
    Em Setembro, ardem os montes e secam as fontes.
    Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.
    Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro.
    Em Setembro, planta, colhe e cava, que é mês para tudo.
    Lua Nova setembrina sete vezes domina.
    Se por acaso em Setembro a cigarra cantar, não compres trigo para o vires a guardar.
    Para que o ano não vá mal, hão-de encher os rios três vezes entre S. Mateus e o Natal.
    Pelo S. Mateus, pega nos bois e lavra com Deus.
    Setembro, cara de poucos amigos e manhã de figos.
    Setembro molhado, figo estragado.
    Setembro que enche o celeiro dá triunfo ao rendeiro.
    Pelo S. Mateus não peças chuva a Deus.
    Águas verdadeiras, por S. Mateus as primeiras.
    No S. Mateus vindimam os sisudos e semeiam os sandeus.
    Agosto madura, Setembro vindima.

  • BRITIANDE LAMEGO Centenas no adeus à família

    ng1182339.jpgCentenas de pessoas prestaram ontem a última homenagem aos quatro elementos da família do Porto que morreram na praia Maria Luisa, em Albufeira. A missa foi celebrada na capela de S. Sebastião, na pequena freguesia de Britiande, Lamego, em cujo cemitério foram a enterrar ao final da manhã.

    Além de familiares e amigos, estiveram presentes colegas de Anabela Fonseca e da sua filha Ana Rita - educadora de infância e psicóloga, respectivamente, na Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, também compareceu.

    Vítor Sousa, 24 anos, namorado de Mariana Fonseca, jurista, foi ao funeral em cadeira de rodas. O único sobrevivente do grupo ficou gravemente ferido e sujeito a uma cirurgia no Hospital de Faro, mas já foi transferido para o Hospital de S. João, no Porto.

    Anabela Fonseca era a única filha de Manuel Marques Pereira, 83 anos, um dos homens mais ricos da freguesia. "Vive muito bem mas ficou sem ninguém. Tem mais familiares, mas a mais próxima era mesmo a filha, que era tudo para ele", conta Maria Almeida, do restaurante Castiço, segundo a qual Manuel Pereira estará a ser acompanhado por uma psicóloga. "Foi tudo muito confuso, não houve ninguém que o informasse, só soube das mortes depois da meia-noite [de sexta-feira]".

    Anabela vivia "há mais de 30 anos no Porto" com o marido - António Fonseca da Mota, ex-director de Relações Públicas do Boavista FC, também vitimado pela derrocada -, mas ia frequentemente à terra.

  • resultados-ESTE PONTO DE ENCONTRO...(VARIAS RESPOSTAS POSSIVEIS)

    AQUI FICAM OS RESULTADOS DA SONDAGEM,DESDE JA OBRIGADO PELA PARTICIPAçAO DE TODOS,REALçA-SE NOS RESULTADOS QUE ESTAMOS NO BOM CAMINHO E AO ENCONTRO DO QUE SE ESPERA DESTE PONTO DE ENCONTRO,ACHO QUE ESTE RESULTADO MERECE QUE CONTINUEMOS COM ESTE PROJECTO COM AS MESMAS BASES,TENTANDO MELHORAR O QUE SE PODE.AOS QUE VOTARAM PELA NEGATIVA,TENHO PENA QUE NAO SEJA DO VOSSO AGRADO,SE QUISEREM PASSAR POR AQUI TUDO BEM SENAO PASSEM O VOSSO CAMINHO.....QUANTO AOS OUTROS ,BEM HAJAM E ATE BREVE.

    E NAO ESQUEçAM DE PARTICIPAR,POIS SO ASSIM PODEMOS CONTINUAR.

    ESTA CADA VEZ MELHOR TEM UTILIDADE E DESPERTOU O AMOR à TERRA             
    28,07% (48 votos)

    DEVE CONTINUAR COM AS INFORMAçOES LOCAIS E REGIONAIS

    29,24% (50 votos)

    DEVE ALARGAR AS NOTICIAS AO PAIS

    4,09% (7 votos)

    FEZ COM QUE QUEIMADA FOSSE DIVULGADA MUNDO FORA,ASSIM COMO AS NOVIDADES(CENTRO SOCIAL,FESTAS;ETC

    19,30% (33 votos)

    FEZ REATAR AMIZADES E TER DE NOVO ORGULHO NA TERRA

    15,79% (27 votos)

    NAO TEM NADA DE NOVO

    (nenhum voto)

    NAO SERVE PARA NADA

    3,51% (6 votos)

    Total: 171 votos

  • NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS

    Festas_dos_Remedios_LAMEGO2009.jpg
    As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios decorrem em Lamego entre 27 de Agosto e 9 de Setembro. O programa é muito variado para que todos possam celebrar o evento que também é conhecido como a Romaria de Portugal. A partir de 27 de Agosto e até ao dia 9 de Setembro, os visitantes poderão usufruir de uma vasta programação, que contempla desde actividades culturais até eventos lúdicos e religiosos, sem esquecer o desporto e a gastronomia que também serão vertentes a explorar pela organização.A música não poderia ficar de fora desta que é considerada uma das maiores festas do país. Em palco vão estar nomes como 4PLAYERZ (27 Agosto), JOSÉ CID (30 Agosto), FREI HERMANO DA CÂMARA (2 Setembro), Orquestra Ligeira da Academia de Música de Lamego (3 Setembro), CARMINHO (4 Setembro) e PAULO GONZO (5 Setembro). Haverá também uma noite de fados com o Grupo de Fados e Baladas de Coimbra (28 Agosto). Há ainda espaço para os festivais nacional e internacional de folclore, nos dias 29 e 31 de Agosto, respectivamente. No dia 1 Setembro realiza-se o habitual espectáculo da Rádio Douro Sul. A grande noite da Romaria será animada pelo grupo Medkave (7 Setembro). No dia 9, é a vez do grupo FLOR DE LIS (vencedor do festival da canção 2009) encerrar a edição deste ano da Romaria de Portugal.

  • PROVERBIOS DE AGOSTO

    • Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
    • Em Agosto, antes vinagre do que mosto.
    • Em Agosto, nem vinho nem mosto.
    • Em Agosto, Sardinhas e mosto.
    • Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva.
    • Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
    • Não é bom o mosto colhido em Agosto.
    • Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear.
    • O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
    • Por Santa Maria de Agosto repasta a vaca um pouco.
    • Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.
    • Quando chove em Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
    • Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha.
    • Quem não debulha em Agosto, debulha com mau rosto.
    • Sê em Agosto cuidadoso e aguilhoa o preguiçoso.
    • Se queres ver o teu marido morto, dá-lhe couves em Agosto.

  • FALECEU

    1295498.jpgFALECEU ESTA MANHA NA CIDADE DO PORTO O SENHOR MIGUEL DA SILVA FRIÃES VICTIMA DE DOENçA PROLONGADA.  NASCIDO EM .1952 EM QUEIMADA ,AINDA NOVO IMIGROU PARA A CIDADE INVICTA NA PROCURA DE UMA VIDA MELHOR MANTENDO SEMPRE O CONTACTO COM A TERRA ONDE INCLUSIVE TINHA ACABADO DE RECUPERAR UMA RESIDENCIA EM VISTA DE PASSAR ASSIM MAIS TEMPO NA COMPANHIA DOS SEUS.

    MIGUEL é TAMBEM IRMAO DE ISILDA DOS SANTOS,ESPOSA DO NOSSO FOTOGRAFO SILVESTRE SANTOS,E FAMILIAR DE VISITANTES ASSIDUOS DESTE PONTO DE ENCONTRO

    EM NOME PESSOAL E DESTA PAGINA AQUI DEIXO OS MAIS SINCEROS PESAMES A TODA A FAMILIA E AMIGOS.

    O FUNERAL REALIZA-SE AMANHA TERçA FEIRA DIA 4 ,EM QUEIMADA ONDE SERA SEPULTADO.

    A despedida é um momento de tristeza , em que corações se preparam para viver uma saudade.................

  • FESTAS 2009

     por Angelina Nogueira



    participantes%20nas%20marchas%20de%20queimada.jpgOs arcos iluminados e as bandeiras que engalanaram a nossa freguesia são sinal da festa que tomou conta de toda a gente, neste ano memorável em que um grupo de mordomos corajosos se envolveram numa tarefa nem sempre fácil fazer as festas de S. Pedro e S. Paulo. Vivemos este ano o ano dedicado a S. Paulo por isso, a festa veio mesmo a calhar e foi uma digna homenagem a um grande santo da história da igreja. A Eucaristia acompanhada pela Banda de Música de Gouviães e presidida pelo nosso pároco foi com a magnifica procissão um momento mais alto da festa ao nosso Padroeiro S. Pedro no Sábado dia 4. O pregador Sr. Padre Manuel Leal exaltou o valor do santo e lançou a todos um desafio de santidade. O Sr. Presidente da Câmara Sr. Hernâni Almeida com o Sr. Vice-Presidente Sr. João Paulo e o Sr. Presidente da Assembleia Sr. Dr. Campos foram uma presença que muito dignificou a nossa festa manifestando, assim a sua amizade e amor a Queimada, o povo agradece.No Domingo foi um dia mais dedicado a S. Paulo a Eucaristia ainda foi mais participada e o pregador o Sr. Padre José Fernando fez uma grande reflexão sobre a vida de S. Paulo e até deixou um desafio aos jovens para tal como o santo assim eles seguirem a Cristo. A procissão a passar pelo Cotinho, que coisa linda, a procissão, um dia por um lado outro dia por outro, foi como dois braços a abraçar todo o povo. Os foguetes foram anunciando bem alto e com bom ritmo o desenvolver da festa que desde Sexta-feira com o baile magnífico até ao baile de Sábado e Domingo foram progressivamente mais frequentados e animados até o Sr. Padre ajudou. Foi mesmo lindo ver o povo a fazer um franco convívios com animação, com “rodas” que animou a todo o povo que ali se encontrava. Houve mesmo quem disse-se que teve mais gente que o S. João em Armamar. Mas o que foi realmente magnífico foi a marcha que mais de meia centena de pessoas levou a efeito. Foi um momento de grande festa e alegria que percorreu as ruas da freguesia quer no sábado quer no domingo. Nunca se viu coisa assim, fez lembra os velhos tempos da Srª D. Micas. Queimada mostrou como quando se une e quer pode fazer coisa lindas uma palavra de parabéns para os ensaiadores Srª Fátima Medeiros e o Carlos Félix e para o Sr. Padre Leontino Alves que apadrinhou a Marcha. Nunca se viu o povo tão unido e com tanta alegria parabéns aos mordomos e a todos os que contribuíram com as suas ofertas e sobretudo com o seu trabalho para que tudo corresse bem. Viva Queimada!

  • por António Monteiro

    AS OBRAS NO LAR DE IDOSOS

    inicio%20dos%20trabalhos%20no%20lar%20de%20idosos%20ii.jpgAs obras do Lar de Idosos continuam a decorrer, esperamos que aquando da vinda da TVI já estejam a bom ritmo. Esta obra durará 24 meses, tempo previsto para a sua conclusão. As Freguesias envolvidas estão a desenvolver um peditório à população, todos estão convidados a participar, pois todos seremos beneficiados por ela principalmente os idosos e deficientes.

  • ADEGA DE S.ROMAO ASSALTADA

    Mais de dois mil euros, três  cheques no valor de 1500 e os danos materiais na adega, foi o resultado de um assalto realizado à Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar. Um furto que,no entender do presidente, "foi feito por quem sabia, porque levaram o cofre e nada mais"

    O furto foi realizado durante a noite, na Adega Cooperativa de São Romão, em Armamar, de onde levaram o cofre que estava cravado na parede e que continha dinheiro e cheques.

    "Foram dois mil euros em dinheiro e três cheques, no valor total de 1500 euros, que nos levaram, fora oprejuízo do cofre em si e dos danos que causaram", explica o presidente dadirecção da adega cooperativa, José Carlos Ferreira.

    Segundo o responsável, o cofre estava dentro do escritório e fixado na parede e não se encontrava visível."É um cofre pequeno, 50 por 50 mas, como estava cravado na parede, ainda tiveram algum trabalho para o retirar. No meu entender, quem fez isto tinha desaber que o dinheiro estava no cofre e onde é que ele estava, porque não era visível, estava estrategicamente colocado dentro de um armário", adianta.

    José Carlos Ferreira conta que a  adega tem um seguro mas, "não cobre o prejuízo em dinheiro, só o material". "Não percebo o porquê mas, há uma pequena cláusula no  contrato que diz que o seguro não paga dinheiro e, portanto, só conseguimos que seja pago o arranjo das destruições provocadas por quem assaltou".

    A queixa foi apresentada à GuardaNacional Republicana, mas o presidente não está muito confiante quanto aodesfecho da investigação.

    "Eu já nem tenho receio queo processo seja arquivado, eu já quase tenho a certeza de que vai ser, porque é o que acaba por acontecer, como muitas situações semelhantes a esta.Infelizmente".

  • CANDIDATOS CAMARA MUNICIPAL ARMAMAR

    O social-democrata, Hernâni Fonseca, presidente da Câmara de Armamar há 16 anos é novamente o candidato do PSD à presidência daquele concelho.O candidato defende que nos últimos quatro mandatos o executivo camarário fez muito pelo concelho. Os mais de cem quilómetros de caminhos rurais para o apoio à agricultura e a recuperação do edifício dos paços do concelho são algumas das obras que o autarca realça.No próximo mandato o autarca espera concretizar o projecto do centro escolar e da construção de um auditório. Hernâni Fonseca considera ainda essencial a ligação de Armamar à A24 e a Tabuaço.O concelho de Armamar, com 7231 eleitores, é liderado há 24 anos pelo PSD.Pelo Partido Socialista concorre o professor de literatura Américo Moreira. O candidato reconhece que tem pela frente uma batalha difícil. O socialista pretende dar um novo impulso ao concelho e tem como prioridade o turismo, a captação de novos investidores e a fixação das camadas mais jovens.O CDS-PP leva a votos Manuel Carvalho