Em Queimadela, uma vida edificante
A vida é um dom de deus para ser valorizado, transmitido, assumido e consagrado, numa entrega generosa e total e tudo isto gerido pele força do amor: Amor dos pais, da família, do mundo de Deus.
Assim foi á vida do Manuel Matias Carreira. Nascido em Queimadela a 28 -9-1963, duma Família de trabalho e cristã, cedo experimentou as lides do mundo, começando muito jo...vem a ajudar os pais e os irmãos.
Crescendo, foi recebendo o que o mundo lhe podia dar na escola, na rua, no trabalho e no lazer. Fez-se companheiro, fez-se amigo, colaborador e transformador e lentamente foi desenvolvendo as capacidades, as virtudes com que havia de agir no serviço pessoal e dos outros.
Honesto trabalhador, dedicado serviçal na família e na paróquia, foi dando o que Deus lhe deu e ele desenvolveu, primeiro na família com os pais e irmãos, na construção civil, onde a exigência da perfeição se foi impondo; depois na igreja, na paróquia, na sociedade onde a virtude se foi desenvolvendo.
Homem de Amores, amou profundamente a esposa Dionísia e consagrou-se aos filhos que Deus lhes deu, o Victor, e o Samuel.Com a palavra, o exemplo, esforço e dedicação foi construindo a sua vida sabendo distribuir aos outros o (suave odor) do Amor.
Orientou para o seminário o seu filho Vítor e ele na paróquia foi dando o que possuía: as suas forças, o seu saber, o seu jeito de estar e servir.
Colaborou no conselho paroquial com o seu pároco o senhor P. Filipe; destacando-se nas obras da igreja, participou nos organismos sociais: o lar e o cube onde apaixonadamente exercia as suas funções motivando dirigindo e coordenando as actividades culturais. Assistiu idosos e crianças, Foi ministro extraordinário da comunhão, com visitas constantes aos doentes
Dedicado e zeloso a todos inspirava confiança e transmitia bom exemplo. Era útil amável, sempre presente. Mas a vida tem os seus limites e a fragilidade da nossa natureza nem sempre se faz sentir. O mal destruidor dos nossos órgãos foi minando no silêncio o seu corpo, o suporte da sua existência. Há cerca de 5 anos anos esteve internado em Lamego com crises Pãnqueriaticas com dores fortes no abdómen, vómitos , e diarreias, disseram-lhe que não tinha nada de grave, que tudo iria passar, depois voltou ao hospital novamente foi internado, passado 18 dias mandaram-no para casa novamente. Como as crises aconteciam bastas vezes os médicos cá decima com tantos exames continuavam a dizer o mesmo Meu DEUS como é possível ?perdemos então toda a confiança nestes médicos que acabam por serem Monstros .Quando vai ao medico ao porto em Janeiro de 2012 dizem-lhe que já é tarde e realmente na manhã do dia 21 de Fevereiro adormeceu para a eternidade, entregando, em ambiente cristão e edificante, o seu corpo ao criador
No dia 22 quarta feira de cinzas é acolhido na sua igreja paroquial de Queimadela por uma multidão, presidida pelo novo Bispo da diocese, o Senhor Dom António Couto, que reconheceu publicamente que afinal ele era de Deus pelo nome que lhe deram; pelas obras que realizou; pela consagração que fez.
Agora partia para Deus, levando muito, mas deixando-nos muito mais que vai continuar a motivar-nos a ser prestáveis com os outros, nesta quaresma que começou; a ser úteis, disponíveis, colaboradores neste mundo que precisa de se transformar para que o espírito de Deus brilhe nas trevas, conforte os desanimados, assista os defuntos e encaminhe os perdidos na vida. A família reconhecida pela presença do Senhor Bispo, inúmeros Sacerdotes, seminaristas, religiosas, e cristãos de queimadela e vindos de fora a todos agradece e pede Oração. Somos de Deus e para ele vamos que o senhor o tenha na sua paz e no seu Amor. Do seu irmão António Carreira com Saudade