Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • « ESCÂNDALO NACIONAL«, disseram eles

    Na edição deste jornal, do dia 06 do mês corrente, vem um artigo, cujo cabeçalho reza assim: «Poucos, mas ainda há autarcas sérios - antigo autarca da Câmara de Armamar, Hernâni Almeida, que esteve à frente do município ao longo de 28 anos, prescinde de subsídio de mais de 50 mil euros».
    Diz bem…… poucos, mas ainda há autarcas sérios. Se Diógenes hoje fosse vivo, iria parar de perder mais tempo: encontraria em Terras lusas, o Homem que tanto procurava e nunca encontrou em Terras helénicas!
    Num artigo da edição nº 771 do semanário Tal&Qual, de 31 de Março a 06 de Abril de 1995, em letras “garrafais”, pode ler-se:
    «Deputados vão p’ra casa com milhões no bolso.
    ESCÂNDALO NACIONAL
    A pretexto de precisarem de “apoio”para se “reintegrarem na sociedade”quando deixam a política, centenas de deputados receberam balúrdios em “subsídios “ – e muitos deles, no dia seguinte, já estavam de volta às lides partidárias»!
    No fundo da primeira página do jornal, uma nota: «Lista completa dos magníficos sacadores nas páginas 2/3». E alguns lá estão com fotografia e tudo!
    Ainda na página 02, escreve:
    «OS POLÍTICOS SACAM MILHÕES EM SUBSÍDIOS»
    «Os deputados podem pedir um “subsídio de reintegração”quando abandonam o Parlamento. Até hoje, 212 já o fizeram, custando ao erário público quase 200 mil contos. A eurodeputada X do PS, foi a que recebeu mais: 6.362 contos para refazer a sua vidinha!»
    «A Lei 4/85 é clarinha como água: aos titulares de cargos políticos (fundamentalmente membros do Governo e deputados) que não tiverem completado 8 anios de exercício é atribuído um subsídio de reintegração. Montante. Um mês de ordenado por cada semestre em que tenham estado a exercer tais cargos.»
    Daqui se se cpmpreende que quem tenha completado 8 anos nos ditos cargos passou usufruía de uma pensão vitalícia, do dinheiro que nós pacóvios, depois de durante muitos anos depositamos à guarda das Caixas de pensões; dinheiro que fez parte do rendimento mensal, (e já pagou impstos), para uma justa pensão de reforma, que o Estado, ilegalmente agora distribui por quem lá não pôs nenhum!
    O jornal não se fica por aqui, mas o relatório é tão extenso que seria maçador ir mais além.
    Há um ditado muito conhecido que diz: «Quem parte e reparte e não fica com a maior parte, é burro ou não tem arte!» Pensando bem, poderemos concluir que os nossos iluminados podem não perceber patavina de como se governar um pequeno País como o nosso, mas com respeito a partir e repartir, são exímios artistas! Para parecer que vivemos em democracia pedem-nos que os elejamos; depois, são eles quem escolhe os trunfos e são eles quem faz a partilha da maneira que mais lhes convém; sacam-nos o dinheiro que entendem, e nós não temos nada com isso!
    Escrevo este artigo, para confirmar o que consta no artigo do Notícias do Douro acima referido: em Portugal ainda há, mas poucos, políticos sérios, embora, parece que não são, mas deviam ser todo; é que no meio daqueles 200 magníficos inscritos na lista, há um caso que merece ser mencionado: O deputado do CDS, senhor Luís Beiroco, que recebeu 1.900 contos e, como passado pouco tempo voltou a exercer funções, repôs metade, no montante de 947 contos. Para além dos 212 deputados constantes da lista houve ainda mais 30, também descritos noutra lista do mesmo artigo a quem por motivos jurídicos foi recusada a atribuição daquele subsídio, onde constea também que os subsídios atribuídos a deputados do PCP, reverteram a favor do partido.
    Razão tinha Salazar, quando dizia que a liberdade que os seus opositores queriam era a liberdade deles! O 25 de Abril permitiua que os oportunistas se assenhorassem da liberdade usando-a a seu favor, foi para eles o azo para um fartar vilanagem, para todas as conveniências, e puseram este povo outrora altivo e forte a rastejar de joelhos e mão estendida perente o mundo!
    Para mal dos nossos pecados, não temos governantes com T…tês para fazer os culpados pagarem pelo mal que fizeram, obrigando assim os inocentes pagarem pelo mal que não fizeram!

    Por J Guerra 15-12-13 in:dodouro,dezembro