Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

O A L E R T A -OBRAS COMEÇADAS E NÃO ACABADAS

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                  FREGUESIA DE QUEIMADA COM SEU PADROEIRO

S. PEDRO E S. PAULO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

EXº SENHOR PRESIDENTE, a população de Queimada pergunta a Vº Exª para quando o fim das obras, sabem que as condições dos Pais não são as melhores, mas estas obras já deviam ter terminado antes da crise, não foram por que motivo?    

 

               

 

- Há cerca de doze ou mais anos foram iniciadas as obras no sarradoiro, parque de lazer e rotunda, obras que a população lhe chama as obras de Stª Engrácia que nunca mais têm fim, e dam à rotunda o nome de (a rotunda dos milhares), e em relação aos Lotes de terreno para construção que ficam junto ao inacabado parque de lazer, já ouve alguém interessado em comprar, em que situações se encontram? Se alguém sabe, a população desconhece, para quando o fim destas obras, ou será que as verbas destinadas para estes trabalhos foram desviadas para outros. Quem pode dar resposta a este problema?          

 

- Na rua do Cotinho (mais conhecido pelo fundo do povo) a obra do precipício começou vai para quatro anos, aí o perigo é iminente, para quando a conclusão desta obra. Quem pode dar resposta a este problema?                                                                                 

 

- As águas da Freguesia: como é do conhecimento de todos nós já há muitas famílias que não têm dinheiro para pagar a fatura da água, as águas em Queimada estão a ser impedidas de continuar o seu percurso que sempre tiveram à seculos impedidas pela abertura de furos talvez ilegalmente, e outas águas com mais de meio seculo impedidas de chegar ao deposito de baralha, pelo motivo de terem partido a canalização em grande extensão junto à preza de baralha, já lavai muito tempo que isto aconteceu, para quando a reposição da mesma, esperamos que a população não venha a ter que recorrer tão sedo a esta água.  

 

- A rede de saneamento básico em Queimada data dos anos setenta, é composta por quatro foças situadas: Foça nº 1 – Cortenhal; Foça nº 2- Leiras; Foça nº 3- Casal; Foça nº 4- Lameirão;           

 

As foças 3 e 4 foram construídas bastante tempo depois, talvez nos anos noventa para servirem a parte do Casal e Cotinho, dá a entender que o saneamento não tem manutenção pelo motivo de não se saber onde ficam as vigias da foça nº 4.

 

À sensivelmente três ano foi construído o Centro Social de Queimada situado na rua do Calvário nº 27 Cód Postal: 5110-401 os esgotos do centro social foram ligados ao coletor que vai para a foça nº 4 – Leiras, nessa data o Presidente da Junta de Freguesia de Queimada, Senhor Horácio Teixeira Igreja, foi alertado para o que viria a acontecer, fez as diligências necessárias falando com o responsável do Centro social, Senhor Padre Leontino, com o engenheiro responsável pela obra, e por último com o Senhor Presidente da Câmara.

 

Foi-lhe prometido que ia ser feita uma ETAR o mais breve possível para apanhar toda a rede de esgotos da freguesia, até hoje nada feito, nem a manutenção das existentes é feita.

 

As foças estão a correr a céu aberto para o ribeiro, estão rotas, mas o mais grave de tudo isto é que a população de Queimada e Figueira regam as suas terras de cultivo com essas águas, como sabem os resíduos do centro social podem ser perigosos para esse efeito, os habitantes do Cotinho não podem abrir uma janela por causa dos maus cheiros que por ali pairam, principalmente no verão.

 

Um dia quando a direção geral e local de saúde vierem a constatar estes problemas com certeza não vão gostar nada. Fica a pergunta: Para quando a solução destes problemas?                                                                                                            

 

 

 

A.Carvalho

 

Les commentaires sont fermés.