Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Cooperativas que se juntaram para viabilizar Subvidouro querem retomar trabalho nesta vindima

Dez cooperativas do Douro juntaram-se para viabilizarem a Subvidouro, empresa de aproveitamento de subprodutos vínicos que estava em processo de insolvência, e requereram ao tribunal permissão para retomar o trabalho já nesta vindima.

A Subvidouro, empresa de aproveitamento de subprodutos vínicos, como borras e bagaços, e destilação de vinhos para aguardentes, com sede em Folgosa do Douro, Armamar, entrou em processo de insolvência em setembro de 2011, perdendo toda a vindima desse ano.

O jurista Miguel Anaya disse à agência Lusa que, entretanto, um grupo de 10 cooperativas durienses juntou-se para recuperar a empresa, tendo apresentado um plano de insolvência que foi aprovado em maio deste ano.

Só que, explicou, para a homologação definitiva do plano por parte do Tribunal de Armamar, têm de ser cumpridas determinadas condições como a criação de uma empresa que vai suceder à atual insolvente.

“Vamos abandonar o modelo cooperativo e passar a ter um modelo empresarial, com uma gestão coerente e eficaz, coisa que não existia”, salientou.

Enquanto se espera pela concretização destas condições aproxima-se mais uma vindima na região demarcada.

Por isso mesmo, os cooperantes diligenciam junto do tribunal, do administrador de insolvência e da comissão de credores, para que permitam a entrega provisória da empresa de forma a que, já em setembro, se proceda à recuperação da abandonada estrutura industrial e à receção dos subprodutos das vindimas deste ano.

“É importante não se perder mais um ano de trabalho e da receção dos produtos”, sublinhou o responsável.

Segundo Miguel Anaya, a decisão final poderá ser tomada no decurso da próxima semana, altura em que vai decorrer uma reunião com o administrador da insolvência e os membros da comissão de credores.

O jurista classificou a atividade da Subvidouro como “essencial para o Douro” e para a “preservação da genuinidade do vinho do Porto”.

“É a única entidade que destila aguardente na Região Demarcada do Douro, é a única que pode garantir a genuinidade do produto”, frisou.

A aguardente vínica é um ingrediente indispensável para a elaboração de vinho do Porto. Cada pipa de 550 litros de generoso pode conter entre 110 a 130 litros de aguardente vínica.

Depois há ainda a questão ambiental. Os pequenos e médios viticultores durienses estão obrigados a entregar o bagaço das uvas para tratamento e, até ao ano passado, era aquela empresa que os acolhia.

“Tudo o que é resto de vindima é ali aproveitado e tratado”, referiu Miguel Anaya.

Para o gerente da Adega de Murça, Mário Artur, “mais do que nunca a reativação da Subvidouro é fundamental para o reequilíbrio e para ajudar a melhorar as receitas dos viticultores durienses, que têm estado em queda nos últimos anos”.

A empresa foi criada nos anos 80 sob o patrocínio da Casa do Douro. Em 2005, o Tribunal de Armamar decretou o processo de insolvência da Subvidouro, mas a empresa entregou, na altura, uma contestação que incluía um parecer estratégico para a recuperação das dívidas.

Foi ainda estabelecida uma parceria com uma das maiores empresas do setor da destilaria a nível nacional, a Sociedade Lusitana de Destilaria, que apresentou a insolvência da empresa no ano passado.

Les commentaires sont fermés.