Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

NOTICIAS DA TERRA-PUBLICADAS EM:CHAMA Q ARDE,AGOSTO

  

... UM CASAMENTO E UM BAPTIZADO!

QUEIMADA E O BAPTIZADO!

No dia 8 de Agosto teve lugar, na Igreja Matriz de Queimada, o Baptismo de Lara Cardoso Pereira, filha de Maria do Céu Cardoso, natural de Queimada e de Sílvio Pereira, natural de Alvite. Foram padrinhos Mónica Cardoso e Cláudio Pereira.

Foi com grande alegria que todos acolhemos a Lara na nossa comunidade cristã.

Para a sua família desejamos muitas felicidades e fazemos votos que continuem a educar esta criança na fé cristã.

Tiffany Cardoso

… Pequenos pormenores que fazem a diferença!

Aproveitando o facto de este jornal, além de um meio de informação, ser também um meio de intervenção, dou voz às pequenas coisas que, com um certo desagrado, se vêem na nossa freguesia.

Numa altura em que se fala tanto de falta de gente nas pequenas freguesias, que se fala tanto de reciclagem e em lutar por um ambiente saudável e sustentável, surgem em Queimada, também em muito por culpa da Câmara Municipal, aspectos que deitam a perder essa luta por algo melhor.

A RECICLAGEM:

Denota-se esforço, embora que nem sempre até ao fim, em reciclar, um acto que constitui, acima de tudo, um dever de cada cidadão. Seria, então, muito importante que cada habitante fosse sensibilizado para esse dever, percebendo o porquê de se reciclar e o modo como a reciclagem se deve fazer.

Por agora e para este artigo, se existem ou não muitas pessoas que o fazem não é em nada relevante, o que seria bom é que quem o faz o fizesse de forma adequada; é neste ponto que se nota a falta de coordenação entre as pessoas que reciclam e as responsáveis pela recolha das matérias a reciclar.

A fotografia fala por si... A reciclagem vai desde a separação do lixo feita por cada pessoa nas suas casas, até à deslocação para o ecoponto, para, por fim, colocar o lixo para reciclar DENTRO do respectivo contentor. Contudo, como em grande parte do tempo se vêem os contentores mais lotados do que vazios, tal acto é impossível de concretizar, sendo, por isso, fundamental responsabilizar as autoridades competentes por este facto. A solução poderia passar por colocar mais um ecoponto na nossa freguesia ou, então, providenciar uma recolha mais frequente dos materiais a reciclar, para assim se evitar o mau aspecto (incluindo o mau cheiro) que se verifica numa das entradas da freguesia.

Lixo orgânico:

Se existem problemas no lixo para reciclar, o restante lixo, o dito lixo orgânico, também padece de alguma atenção. Se o lixo, por norma ou a pedido, deve ser bem acondicionado pelos habitantes desta freguesia, também os contentores deverão ser suficientemente capazes de conter o lixo, o que já não

Pág. 6 Chama Q’ Arde, Agosto 2010

acontece, dado a elevada "idade" de certos contentores.

Outra prática corrente e que está à vista de todos prende-se com a falta de competência da empresa encarregue pela recolha desse mesmo lixo. Porque se existe uma recolha periódica pré-estabelecida, essa recolha tem que ser feita, independentemente de o contentor estar cheio ou de ter um só saco. Contudo, o que se verifica comummente, por parte dos trabalhadores dessa empresa, é que a recolha só é feita se os ditos contentores estiverem cheios. Em busca de uma boa saúde pública e porque esta é uma má prática, há que denunciá-la, para que situações como a que está retratada na foto (em baixo) não se verifiquem mais.

Da foto, à esquerda, ressaltam as questões:

- Não poderia, metade do lixo por esta rua espalhado, ter sido inicialmente separado para a reciclagem?!...Poderia e deveria ter sido assim!

- O lixo deveria ter sido melhor acondicionado?!…Possivelmente devia!

O que se disse na altura remetia a culpa para os trabalhadores da empresa de recolha do lixo, que na altura da recolha, um dos sacos rasgou e o resultado assim ficou até à data em que tirei a fotografia, na rua do Cotinho.

Fica então um alerta para as entidades responsáveis para que seja salvaguardada a qualidade de vida dos habitantes desta freguesia!

Para quem aqui reside e caso sinta que há algo menos bom que valha a pena denunciar, aqui fica o contacto do departamento responsável pela gestão de resíduos do município de Armamar:

Nome: Engº Carlos Sobral

Telefone: 254 850 800 (fonte: DECO PROTESTE)

AS OBRAS:

Para que os actuais habitantes se sintam bem onde vivem e para seja possível revitalizar a nossa freguesia, por forma a atrair novos habitantes, é preciso criar condições para que tal aconteça, criando alternativas de emprego e promovendo actividades culturais, actividades de desporto e de lazer.

Ora, como habitante, vejo com bons olhos a requalificação do Calvário e a utilização da antiga escola primária para actividades recreativas, mas creio que se torna complicado ver a nossa freguesia evoluir quando se está sempre a entrar em obras sem se acabarem as anteriores. Para quê ter um polidesportivo equipado para oferecer actividades nocturnas, se até hoje tal nunca se concretizou? Ter holofotes que até hoje nunca foram ligados faz com que este polidesportivo, que poderia ser usado durante a noite (para jogos, para ensaios de bombos e ensaios das marchas, por exemplo), perca parte da sua razão de existir… Polidesportivo este que tem bancadas a desfazerem-se e que está rodeado por acessos inacabados, com uma "complicada" rotunda também ela inacabada. Para quê, então, partir para novas obras quando há outras obras inacabadas que acabam por se degradar à passagem do tempo?! Há algo que não está bem e que, de alguma forma, requer explicação/solução.

Uma das "recentes" obras que durante este Verão tem complicado um dos principais acessos à freguesia, quanto mais não seja pela aparência, trata-se do passeio da Via Cova.

Será esta mais uma aparente obra inacabada!?

Isto são factos constatados sem qualquer conhecimento mais profundo de possíveis problemas financeiros e/ou burocráticos que possam existir… são apenas factos constatados pelos olhos de quem passa e vê, pois tratam-se

Pág. 7 Chama Q’ Arde, Agosto 2010

de obras que estão à entrada da freguesia e que por si só são a nossa imagem de marca.

No primeiro fim-de-semana do mês de Setembro o Presidente da República, Cavaco Silva, estará em Armamar e em Queimada (passará pela Quinta da Barroca), assim como outras importantes individualidades em breve passarão pela nossa freguesia. É uma pena que a nossa (cada vez mais deserta) freguesia passe também uma aparente imagem de desleixo.

Filipe Fonseca

 

 

Les commentaires sont fermés.