"Guardo na alma a cordialidade e afectividade do povo português"
14 de Maio de 2010, 14:00
Discurso de encerramento da visita do Papa Bento XVI a Portugal marcado pelo agradecimento ao povo português e até aos meios da comunicação social.
"Continue esta gloriosa Nação a manifestar a grandeza de alma, profundo sentido de Deus, abertura solidária, pautada por princípios e valores embebidos no humanismo cristão", afirmou o Papa no discurso de encerramento da visita de quatro dias a Portugal.
"Pude verificar a energia entusiasta das crianças e dos jovens, a adesão fiel dos presbíteros, diáconos e religiosos, a dedicação pastoral dos bispos, a procura livre da verdade e da beleza patente no mundo da cultura, a criatividade dos agentes da pastoral social, a vibração dos fiéis nas Dioceses que visitei", assinalou, passando em revista os momentos da viagem.
Uma apontamento especial foi dirigido aos profissionais da comunicação social: "Bem hajam meios de comunicação social nacionais que me permtiram chegar a muitas pessoas que não era possível contactar na proximidade", acrescentou.
Bento XVI deixou como último pedido que a sua viagem "se torne um incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico".
"Desça sobre Portugal e de todos os seus filhos e filhas a minha bênção apostólica, portadora de paz, de coragem, que imploro de Deus pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, aquém manifestais tanta confiança e firme amor. Continuemos a caminhar na esperança! Adeus!", concluiu.
Várias individualidades políticas e militares participaram na cerimónia de encerramento da visita de quatro dias do Papa Bento XVI a Portugal.
Excertos do discurso de encerramento do Papa Bento XVI:
"Densidade de tantos momentos vividos"
"Foi uma alegria ser testemunha da fé dos portugueses"
"Guardo na alma a cordialidade e acolhimento afectuoso, a forma calorosa e espontânea do povo português"
"Exprimo a minha sincera gratidão ao Presidente da República, aos irmãos bispos, ao governo, autoridades civis e militares."
"Fiéis católicos ou nao ... a minha saudação"
"Dou a minha benção a todos os filhos de Portugal"
Papa agradece "festivo e cordial acolhimento" do Porto
O papa Bento XVI agradeceu hoje "o festivo e cordial acolhimento" que recebeu no Porto, a "Cidade da Virgem", como lhe chamou.
"Teria cedido de boa vontade ao convite para prolongar a minha presença na vossa cidade, mas não me é possível", disse o pontífice, na varanda dos Paços do Concelho do Porto, perante milhares de peregrinos reunidos na Avenida dos Aliados.
Nesta saudação, Bento XVI evocou ainda Nossa Senhora para confiar "à sua proteção materna" a população do Porto, "as comunidades e estruturas ao serviço do bem comum, nomeadamente as universidades desta cidade, cujos estudantes se reuniram e fizeram saber da sua gratidão e adesão ao magistério do Sucessor de Pedro".